São Paulo, quinta, 12 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Mudança acontece após derrota na estréia do Estadual e tentativa de agressão a atletas por parte da torcida
No Flamengo, sai Autuori e entra Joel

SÉRGIO RANGEL
da Sucursal do Rio

Paulo Autuori classificou como ousadia a sua atitude de deixar o cargo de técnico do Flamengo. Ele entregou o cargo ontem à tarde após os dirigentes do clube terem tentado mantê-lo à frente do time.
O novo treinador será Joel Santana, que estava desempregado desde que foi demitido do Corinthians no último Brasileiro. Ele será apresentado hoje à tarde.
"Ser técnico do Flamengo dá prestígio e status. Só que para mim isso não funciona", disse Autuori.
"Em toda a minha carreira sempre cobro atitudes de todos, e não seria correto continuar aqui apenas para manter o cargo. Estou saindo porque não estava satisfeito com o trabalho. Tento sempre correr riscos e estou pronto para mais um", acrescentou Autuori.
O técnico pediu demissão após o Flamengo ser derrotado pelo modesto Bangu por 2 a 1 na primeira rodada do Campeonato Estadual do Rio. A derrota levou os torcedores a invadir o campo e tentar agredir os jogadores.
Alguns foram obrigados a deixar o campo escoltados pela polícia. Autuori era uma das principais peças na estratégia da diretoria para conquistar uma série de títulos em 98, último ano do gestão do presidente Kléber Leite.
No início do ano, a diretoria contratou uma série de atletas para formar a chamada "Sele-Fla".
O atacante Romário, o meia-atacante Rodrigo e os meias Cleisson, Zé Roberto e Palhinha foram contratados a pedido de Autuori.
O ex-treinador estava desde agosto do ano passado no clube. Nesse período ele classificou o Flamengo para a fase semifinal do Brasileiro-97, mas acumulou uma série de fracassos neste ano.
O time foi eliminado do Torneio Rio-São Paulo. Há uma semana, foi goleado pelo Vitória por 5 a 0, em partida da Copa do Brasil.
Autuori afirmou que não conseguiu impor um estilo de jogo ao time, sua principal razão para ter deixado o clube.
No final da entrevista, Autuori quase chorou após receber um beijo e um abraço do presidente Kléber Leite, um de seus maiores defensores no clube.
O substituto
O substituto, Joel Santana, foi o único treinador a conquistar um título na gestão de Kléber Leite. Sob o comando dele, o Flamengo conquistou o título do Estadual do Rio em 1996.
Em seu currículo, acumula títulos do Estadual pelos quatro grandes clubes (Botafogo, Fluminense, Vasco, além do Flamengo).
Seu nome era defendido pelo vice-presidente de Futebol do clube, Plínio Serpa Pinto, principal opositor de Autuori.
"O Joel é um técnico vencedor e tem tudo para reverter o quadro", afirmou Leite.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.