São Paulo, segunda-feira, 12 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI

Os tropeços

CIDA SANTOS
COLUNISTA DA FOLHA

Surpresas na fase decisiva da Superliga. Quem diria que os loirinhos da Ulbra, jogando em casa, iriam perder por 3 sets a 0 da Unisul na primeira partida das finais? E o Finasa/Osasco? Tropeçou novamente diante do Rexona e se complicou: a vaga na semifinal vai ser decidida agora em um quinto jogo.
Em Canoas, tudo parecia seguir o mesmo roteiro. Os atletas da Ulbra entraram em quadra com os cabelos descoloridos, repetindo o que fizeram nas finais da última temporada, quando foram campeões. Mas, no jogo, quem deu as cartas foi a Unisul, que destruiu o rival com um saque poderoso.
O técnico da Ulbra, Marcelo Fronckowiak, fez o que era possível: mudou os ponteiros na tentativa de melhorar a recepção. Trocou até o levantador Rapha pelo reserva Evandro. Para complicar, o saque da Ulbra não funcionou. Resultado: Marcelinho, o levantador da Unisul, jogou com a bola na mão e deu show.
A vitória na casa do adversário deixou a Unisul, dos atacantes Milinkovic e André Heller, em uma posição bem confortável. Se ganhar o próximo confronto, na quinta-feira, em Florianópolis, vai ficar a uma vitória do título. Mas pelo que mostrou na temporada, a Ulbra não vai jogar tão mal duas partidas seguidas.
No feminino, o Rexona mostrou uma defesa surpreendente e uma Sassá totalmente inspirada. Resultado: o time venceu o Osasco por 3 sets a 0 com a eficiência dos ataques e contra-ataques. A grande diferença no jogo foi essa. O Rexona marcou 48 pontos nesse fundamento, contra 31 do Osasco.
A última partida será na quarta em Osasco e toda a pressão estará sobre o time da casa. O Rexona, de Fofão, vai jogar sem esse peso. Em jogos decisivos, o emocional é fundamental. O Osasco, com um time melhor, já não é mais tão favorito, mas ainda aposto minhas fichas na sua classificação.
Na seleção, tem novidade entre os 18 convocados por Bernardinho para a Liga Mundial. A surpresa é Joel. Ex-Banespa, o atacante brilhou no Campeonato Italiano. O seu time, o Montichiari, foi eliminado, mas ele foi o terceiro maior pontuador do torneio (20 pontos por jogo) e o rei do saque. Marcou 67 aces.
A última participação dele na seleção foi no Pré-Olímpico para os Jogos de Sydney, em 2000. O Brasil, na época dirigido por Radamés Lattari, fazia uma partida dramática contra a Argentina. Joel foi o maior pontuador do jogo (27 pontos) e o salvador do time, que venceu por 3 sets a 2.
Foi tamanho o alívio com a classificação que naquele dia o presidente da CBV, Ary Graça, até brincou com Joel: "Hoje, você pode fazer o que quiser. Boto duas limusines à sua disposição". O certo é que a vitória evitou uma crise na época e manteve ainda Lattari no comando da equipe.
Apesar disso, Joel nunca mais jogou pela seleção. Mesmo sendo o herói da classificação, não foi convocado para os Jogos de Sydney. Desiludido, fez as malas e foi jogar na Itália. Na seleção, vai disputar uma vaga de oposto com André Nascimento e Anderson, mas tem poucas chances de ficar entre os 12.

Seleção
Maurício, Dante e Rodrigão se juntam hoje, no Rio, ao líbero Escadinha e começam a treinar. A relação dos 18 jogadores inscritos para a Liga é a seguinte: Maurício, Ricardinho e Marcelinho (levantadores); Minuzzi, Giovane, Giba, Murilo e Dante (ponteiros); Anderson, André Nascimento e Joel (opostos); André Heller, Henrique, Gustavo, Rodrigão e Felizardo (centrais); Escadinha e Alan (líberos).

Italiano
O Cuneo, de Giba, e o Macerata, desfalcado de Nalbert, fazem o confronto mais disputado das quartas-de-final do Italiano. No fim de semana, o Macerata venceu por 3 a 2 e levou a decisão para o quinto jogo. O vencedor pegará o Treviso, que eliminou o Latina, de Gustavo. A outra semifinal reunirá Piacenza e Perugia.

E-mail: cidasan@uol.com.br


Texto Anterior: Automobilismo: Co-piloto sofre acidente e morre em rali no RS
Próximo Texto: Panorâmica - Basquete: Nenê joga bem e vislumbra playoffs da NBA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.