São Paulo, domingo, 12 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rivais veem inversão no mando

Historicamente, corintianos festejam no Morumbi, e são-paulinos levam vantagem no Pacaembu

Mata-mata com cada um em sua "casa" é uma nova ordem no clássico, mas não assusta nenhum dos dois lados, muito ao contrário

DA REPORTAGEM LOCAL

As rusgas recentes entre os presidentes de Corinthians e São Paulo contribuíram muito para que o mata-mata que inicia hoje entre eles apresentasse uma novidade: cada um em sua ""casa", com maioria esmagadora da torcida mandante. Porém o histórico do confronto e declarações atuais mostram que os mandos podem se inverter.
O Corinthians tem mais vitórias que o São Paulo no Morumbi na história do Majestoso, apelido do clássico com as maiores torcidas do Estado. Mas o time tricolor ganhou mais que o rival no Pacaembu.
""Houve muita coerência na escolha dos estádios para as semifinais. O Pacaembu e o Morumbi são conhecidos de todos e estão acostumados a receber grandes jogos, com grande torcida. O Pacaembu irá oferecer ao São Paulo uma boa condição, e faremos o melhor para sair de lá com um resultado que nos aproxime das finais", disse Muricy Ramalho, técnico tricolor.
Na única vez nesta década que os rivais se enfrentaram no Pacaembu [em 2005], o São Paulo goleou o Corinthians por 5 a 1 e causou a queda de Daniel Passarella -nas duas vezes em que o atual São Paulo Futebol Clube fez cinco gols no rival, o palco do jogo foi o Pacaembu.
""O São Paulo e o Corinthians não vão se sentir fora de casa mesmo tendo minoria na torcida. O segundo jogo [Morumbi, no próximo domingo] é que decidirá. Vai ser difícil resolver na primeira partida", falou William, capitão corintiano.
Neste Paulista, o Corinthians jogou no Morumbi em meio à polêmica divisão de ingressos -ficou com 10% das entradas- e empatou em 1 a 1. O time alvinegro não perde há praticamente dois anos do São Paulo.
""São duas partidas, e temos que pensar em não sofrer gols. O São Paulo está acostumado com mata-matas", disse Elias.
O último mata-mata entre os rivais ocorreu na final do Paulista de 2003. O Corinthians ficou com o título e celebrou no ""salão de festas" do Morumbi.
Em mata-matas ou confrontos que valeram título, os corintianos levam vantagem (10 a 6), mas, no duelo, o Pacaembu só viu festa de taça são-paulina (em 1957) e, no mata-mata entre os rivais que o Corinthians usou o estádio municipal, foi eliminado (Conmebol-1994).
"São Paulo e Corinthians têm tanta rivalidade que o estádio não importa. O São Paulo ter melhor resultado no Pacaembu, e o Corinthians no Morumbi, não influencia", afirmou o atacante Washington. (RODRIGO BUENO E TONI ASSIS)


NA TV - Corinthians x São Paulo Band (para SP), Globo (para SP) e Sportv, ao vivo, às 16h


Texto Anterior: Juca Kfouri: Páscoa santista. E tricolor?
Próximo Texto: De pijama: Muricy dá folga aos titulares
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.