São Paulo, segunda-feira, 12 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DATAFOLHA NA COPA

Os discípulos de Cruyff

TALES TORRAGA
DA REPORTAGEM LOCAL

FABIO TURA
DO DATAFOLHA

A Holanda iniciou sua participação na Copa da Alemanha repetindo a tática usada à exaustão pela famosa seleção do país de 1974: fazer um gol no início de jogo e depois apenas controlar o adversário.
Foi o que ocorreu contra a Sérvia e Montenegro. Arjen Robben empurrou às redes aos 18 minutos de partida e selou a primeira vitória holandesa no Mundial-06.
O ataque repentino tornou-se uma das marcas da "Laranja Mecânica", equipe que entrou para o imaginário do futebol pela cor da camisa e pela implantação do "futebol total": os jogadores não guardavam posições definidas. Por isso, também era chamada de "carrossel".
Nas seis partidas em que fez gols na Copa de 1974 -também disputada na Alemanha-, em cinco delas o tento saiu antes dos 20 minutos de jogo. Só o Brasil resistiu: perdeu por 2 a 0, mas os gols foram na segunda etapa.
O primeiro Mundial disputado na Alemanha ainda carrega duas marcas que não foram superadas até hoje:
1) A melhor campanha de uma seleção na primeira fase de grupos. Foi a Polônia do artilheiro Lato: três vitórias, 12 gols pró e três gols contra.
2) O pior desempenho na fase inicial foi o do Zaire (atual República Democrática do Congo): três derrotas, nenhum gol pró e 14 contra.


Texto Anterior: Colônia troca alemão por português
Próximo Texto: José Roberto Torero: O "inho" x o "ão"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.