São Paulo, quinta-feira, 12 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dunga "rebaixa" time olímpico

CBF coloca equipe que irá a Pequim em amistoso contra combinado do interior do Rio de Janeiro

Técnico da seleção acena com a escalação de três volantes para jogo contra o Paraguai, no domingo, em Assunção, pelas eliminatórias da Copa

SÉRGIO RANGEL
ENVIADO ESPECIAL A TERESÓPOLIS

O técnico da seleção brasileira, Dunga, ensaiou ontem uma formação defensiva para a partida contra o Paraguai, no próximo domingo, pelas eliminatórias, e aceitou colocar o time olímpico para enfrentar um combinado de atletas de times pequenos do Rio, no dia 22.
No primeiro treino tático na Granja Comary, o treinador escalou o time com três volantes -Mineiro, Josué e Anderson- e apenas um jogador de criação -o meia Diego. A outra novidade foi a confirmação do atacante Luis Fabiano para jogar ao lado de Robinho.
Pouco depois do final do coletivo, a CBF informou que a equipe olímpica jogará em Volta Redonda contra um combinado do Rio. O jogo poderá ser o último amistoso da seleção antes do embarque para os Jogos de Pequim, em agosto.
O adversário deverá ser um dos mais fracos da história. Com os principais times do Rio disputando o Brasileiro, que terá rodada no dia 22, a federação convocará apenas jogadores de clubes menores do Estado.
Logo após o anúncio do adversário, Dunga divulgou a convocação dos jogadores olímpicos. O São Paulo é o único clube paulista que vai ceder jogadores para o amistoso. O zagueiro Alex Silva e o volante Hernanes foram chamados.
O treinador convocou apenas dois jogadores com idade acima de 23 anos. A surpresa foi o zagueiro Thiago Silva, do Fluminense, que não se encaixa no limite de idade por diferença de meses. Com dificuldade para conseguir a liberação de Juan, da Roma, e Lúcio, do Bayern de Munique, para o torneio na China, Dunga optou por testar o jogador do clube carioca, um dos destaques da Libertadores.
O atacante Robinho foi o outro convocado pelo técnico fora do limite de idade. Pelo regulamento da competição olímpica, qualquer seleção poderá ter no grupo apenas três jogadores acima de 23 anos.
Já para a partida contra o Paraguai, a opção por uma formação mais cautelosa é uma estratégia de Dunga para suportar a pressão dos adversários, que estão treinando com três atacantes para o jogo de domingo. O Paraguai é líder das eliminatórias, com dez pontos. Já a seleção brasileira está em terceiro lugar e soma oito pontos. A escolha do técnico surpreendeu porque os volantes mais altos -Gilberto Silva e Hernanes- ficaram de fora.
Mesmo com o forte nevoeiro na Granja Comary, Dunga pediu aos cinegrafistas que não filmassem os treinos de jogadas ensaiadas, quase todas criadas em cobranças de falta para Luis Fabiano e os zagueiros.


Texto Anterior: Juca Kfouri: Palmas para os campeões
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.