São Paulo, quinta-feira, 12 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Scolari vai assumir o Chelsea após a Euro

Portugal se classifica às quartas no dia em que clube inglês anuncia treinador

Seleção lusa passa pela República Tcheca por 3 a 1, garante primeiro lugar do grupo e vê Deco e Cristiano Ronaldo brilharem na Suíça

MARCELO NINIO
DE GENEBRA

O treinador Luiz Felipe Scolari garantiu ontem duas vagas. A primeira, na segunda fase da Eurocopa com a seleção portuguesa, que derrotou a República Tcheca por 3 a 1 em Genebra. A segunda, no comando do Chelsea, da Inglaterra, que anunciou oficialmente o brasileiro como seu treinador para a próxima temporada.
"Felipe tem grandes qualidades, é um dos melhores treinadores do mundo. Tira o melhor do talento dos jogadores da equipe e suas ambições e expectativas se encaixam com as nossas", disse o clube londrino em comunicado no site oficial.
O clube disse ainda que em respeito ao trabalho do treinador com a equipe lusa nem ele nem o próprio Scolari fariam mais comentários a respeito do contrato. Apenas adiantou que ele assume o posto em 1º de julho -seu compromisso com Portugal acaba no próximo dia 29, data da final da Euro.
O brasileiro vai substituir o israelense Avram Grant, que deixou o clube após perder a final da Copa dos Campeões para o Manchester United.
Apesar de a especulação em torno da negociação ter rondado as entrevistas de Scolari desde o início do campeonato europeu, a divulgação por parte do Chelsea no meio da Euro pegou todos de surpresa.
Campeão do mundo com o Brasil em 2002, Scolari assumiu Portugal em 2003. Foi vice-campeão da Euro-2004, disputada em casa, e levou a seleção às semifinais da Copa da Alemanha de 2006 -perdeu por 1 a 0 para a França.
Será a primeira vez que um brasileiro dirigirá um time da Premier League inglesa. Curiosamente, Scolari, 59, recusara há dois anos um convite para comandar o English Team.
O dia perfeito para o treinador começara com a boa exibição de Portugal diante do mais forte adversário do Grupo A.
Com atuações decisivas do brasileiro Deco e o do atacante Cristiano Ronaldo, Portugal tornou-se a primeira seleção a assegurar a passagem para as quartas-de-final da Eurocopa -com a vitória da Turquia sobre a Suíça, assegura ao menos o segundo lugar na chave.
No Estádio de Genebra, Cristiano Ronaldo, a estrela mais badalada do torneio, brilhou. Fez o segundo gol, participou dos outros dois e foi eleito pela Uefa o melhor em campo.
Mas não deixou de reconhecer a importância de Deco na classificação antecipada. "É um jogador que, num momento, pode decidir o jogo", disse.
O meia brasileiro abriu o placar aos 8min. Mas a falha da defesa que resultou no tento de empate dos tchecos, aos 17min, na cabeçada de Sionko, deixou Scolari irritado. Após a partida, ele admitiu que usou o intervalo para exigir uma reação.
"Meus jogadores apanharam feito bichos. Disse para pararem de serem bonzinhos."
Deu certo. Portugal continuou melhor na técnica e igualou no corpo-a-corpo, voltando a marcar aos 17min da etapa final, com Ronaldo. Já nos acréscimos, Deco deixou o atacante do Manchester United sozinho diante do goleiro Cech. Ele só empurrou para Quaresma, que completou para o gol vazio.
"No nível que ele está jogando, só vi um jogador nesta competição, o holandês Sneijder", disse Scolari sobre Deco.


Texto Anterior: Futebol - Rodrigo Bueno: Não é o que parece
Próximo Texto: Alemanha: Time pega a Croácia hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.