São Paulo, sábado, 12 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Torcida amplia o repertório das vuvuzelas

LAURA CAPRIGLIONE
ENVIADA ESPECIAL A JOHANNESBURGO

Foi a estreia apoteótica das vuvuzelas no Soccer City. Ontem, Bafana Bafana contra México, não se ouviram hinos de guerra, tambores, olê-olê-olá. No imenso estádio, com público de 84.490 pessoas, só coube o ruído ininterrupto das cornetas estoura-tímpanos que os sul-africanos tornaram sua principal arma como torcida. Começou-se a estabelecer código básico de conduta. A primeira ação foi o acordo feito para que os instrumentos silenciem na exibição dos hinos nacionais. Ontem, isso aconteceu. O som diminuiu também na festa de abertura e nas falas dos presidentes da África do Sul (Jacob Zuma) e da Fifa (Joseph Blatter). Uma vez iniciado o jogo, contudo, o ruído foi ensurdecedor. Se os mexicanos ameaçavam no ataque ou se preparavam para cobrar um escanteio, o instrumento era soprado longamente -substituía a vaia, zumbido de milhões de abelhas. Se era a África do Sul que atacava, então a corneta de plástico era tocada em notas curtas, fortes e ritmadas. Virava percussão. Aprendeu-se ontem que os braços dos torcedores -brancos e negros, diga- -se- da África do Sul criavam movimentos, coreografias. Talvez tenha começado a nascer ontem a versão africana para a "ola".

TRÂNSITO PARADO
Ontem, repetiram-se os problemas de trânsito. Para chegar ao Soccer City, o torcedor teve de encarar de duas a cinco horas de congestionamento em um caminho que leva apenas 30 minutos para ser feito. A confusão afetou também outras regiões da cidade. Dentro do estádio, contudo, a organização foi impecável. Banheiros limpos, funcionários bem treinados, lanchonetes OK. Até uma parcela daquele 1 bilhão de preservativos prometidos pelo Ministério da Saúde local estava lá. No banheiro, torcedores e torcedoras recebiam um envelope com dez camisinhas.


Colaborou PAULA CESARINO COSTA, enviada especial a Johannesburgo

Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Bisneta de Mandela morre em acidente de carro após show
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.