São Paulo, sábado, 12 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maradona toma o espaço dos atletas

Excentricidades do técnico da Argentina marcam seu retorno a uma Copa após 16 anos, hoje, contra Nigéria

RODRIGO MATTOS
ENVIADO ESPECIAL A PRETÓRIA

Maradona é língua solta, surpreendente, irônico, crítico. É o centro das atenções.
Assim, serve como escudo para pressões sobre seus jogadores, a quem trata com a intimidade e a proteção de um pai com seus filhos.
Maradona foi mais Maradona na véspera de sua volta a um Mundial, hoje, diante da seleção nigeriana, às 11h.
Elogiou seus atletas, defendeu-os de bordoadas dos adversários, cantou uma repórter, fez piadas, gesticulou muito e alfinetou Pelé.
Ao falar sobre seus jogadores, classificou-os como "monstros guerreiros". Afirmou que morre por eles. E pediu proteção a eles para os árbitros do Mundial-2010.
"Espero que aqueles garotinhos que seguram o cartaz fair play [jogo limpo] não fiquem sozinhos", defendeu, em referência ao lema da Fifa para evitar a violência.
Seu time é bem mais fraco fisicamente do que o da Nigéria. Os adversários têm média de altura de 1,83 m, contra 1,78 m dos argentinos.
A proteção de Maradona a seus jogadores também se estende ao treino. Ontem, deu um abraço em Messi. Ainda o fez bater escanteios em frente aos jornalistas para provar que o craque não estava contundido, como se especulou na Argentina.
É comum nos treinos seus beijos, abraços e tapas na bunda nos comandados. "Oxalá, [Messi] se torne o melhor de todos os tempos, mas atrás da equipe. É o que sempre digo: ele deve ser a fruta na sobremesa", contou.
Também fez menção ao volante Mascherano. Disse que seu capitão se parece com ele na época de jogador. Ao menos fora de campo.
Maradona disse estar mais tranquilo agora como técnico do que quando era atleta.
Estava tão à vontade que arriscou uma cantada sobre uma repórter equatoriana.
De volta ao Mundial após 16 anos de muita polêmica, agora no banco de reservas, Maradona mantém-se como protagonista e torna seus jogadores coadjuvantes.
Pelo menos até hoje.


Texto Anterior: Baixa estatura pode favorecer, afirma goleiro
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.