São Paulo, domingo, 12 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Numa fria

Calendário da CBF coloca a maior parte das partidas do Campeonato Brasileiro-2011 no inverno

RODRIGO BUENO
DE SÃO PAULO

Moro num país tropical e com campeonato de inverno.
Jogadores e torcedores brasileiros podem cantar algo assim na disputa do principal torneio nacional. Mais da metade das partidas do Brasileiro deste ano acontecerão na estação mais fria.
São 201 jogos, por enquanto, previstos para o inverno, que começa no próximo dia 21. E o final de outono, com temperaturas bem baixas no Sul e no Sudeste, já tem congelado bastante a disputa.
Não há jogo do Brasileiro no verão. Apenas os Estaduais e parte da Copa do Brasil e da Libertadores acontecem na estação mais quente.
O Brasileiro deste ano tem 52,9% de seus jogos no inverno, 34,2% na primavera (que começa no final de setembro) e 12,9% no outono.
Na estação mais gelada, os jogos se acumulam -são oito rodadas no meio de semana, quando muitos jogos começam bem depois das 21h.
Desde a instalação do sistema de pontos corridos no Brasil, o principal campeonato nacional tem programado uma série de rodadas para o período do inverno, o que em tese ajuda a diminuir o público dos estádios -ainda não há arenas totalmente cobertas ou aquecidas no país.
Na Europa, os campeonatos atravessam o inverno, mas têm paradas programadas no período mais agudo dessa estação, como na Alemanha, além de os estádios europeus serem mais preparados para o tempo ruim.
Caso o calendário brasileiro tivesse competições simultâneas durante toda a temporada, como ocorre na Europa, os jogos do Brasileiro poderiam ser mais espaçados.
A CBF, no entanto, mostra--se contrária a mudanças.
"A CBF já encomendou uma pesquisa, e a opinião pública é contrária à mudança [adaptação ao calendário europeu]. Dentre as razões apontadas para ser nesse período, estão as férias. O clima não apareceu como um fator relevante contra ou a favor", disse Rodrigo Paiva, o assessor de imprensa da CBF.
Haverá apenas mais uma rodada depois da que acontece neste final de semana no outono. Depois, um talvez tenebroso inverno praticamente selará o rumo da disputa.
Normalmente é no inverno brasileiro que acontecem competições de seleções que desfalcam o Nacional, casos da Copa do Mundo, da Copa América e do Mundial júnior.
Segundo a Folha apurou, a TV Globo, emissora que tem os direitos do Brasileiro, assim como a maioria dos clubes nacionais, não apoiou uma mudança no calendário, que poderia ter a Copa do Brasil em dois semestres.
O fato de o público potencialmente se afastar dos estádios com o frio não assusta a CBF. "É gelado da região Sudeste para baixo, não é o caso no restante do Brasil. O clima predominante no Brasil é o calor", declarou Paiva.
Na Série A, só três times não são de Sul e Sudeste, regiões que sofreram com cancelamentos de voos devido às cinzas do vulcão Puyehue.
O país bonito por natureza, aliás, quase teve jogos adiados pelo vulcão chileno.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Séries C e D são mais quentes que a elite
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.