São Paulo, quinta-feira, 12 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com dor suportável, Daiane treina e tem aval para competir

Técnico não confirma, mas a ginasta pode ficar fora de um dos aparelhos

DO ENVIADO AO RIO

Daiane dos Santos está confirmada no Pan. Ontem, após o treino, o técnico ucraniano Oleg Ostapenko afastou a dúvida sobre a participação da ginasta, que sofreu uma entorse no tornozelo direito durante aquecimento na última sexta. "É certeza que ela vai competir. Ela já pode fazer tudo o que precisa para participar [do Pan] sem problemas", disse Ostapenko, a respeito das provas de solo e salto sobre o cavalo.
Ele destacou, porém, que ainda resta uma dúvida: a participação da gaúcha nas paralelas assimétricas. A decisão se Daiane entrará ou não nessa disputa deverá ser tomada hoje, de acordo o treinador da seleção. Antes de Ostapenko assegurar a presença de sua pupila nos Jogos, Daiane havia mostrado otimismo. "A confirmação não sai de mim, sai dos técnicos. Mas eu treinei normalmente ontem [terça] e hoje [quarta], fiz o que tinha que fazer, as tarefas normais de cada um dos treinos", afirmou a campeã mundial do solo em 2003.
Daiane não escondeu que ainda sente desconforto no local da entorse. "Dói, mas é suportável", disse ela, que, desde o dia de sua contusão, vinha comentando que atletas de alto rendimento, como ela, costumam ter tolerância maior à dor. A ginasta falou que, à tarde -quando a equipe teve folga-, manteria a rotina dos últimos dias, alternando aplicações de gelo e sessões de fisioterapia.
No treino de ontem, Daiane passou parte do tempo em atividade separada do resto da equipe. Enquanto as colegas estavam na trave, ela fazia acrobacias no solo. Nesse aparelho, conseguiu realizar saltos e aterrissagens normalmente e sem mancar. Contudo, quando foi praticar o salto sobre o cavalo, Daiane mancou um pouco enquanto arrancava para a aproximação da mesa de saltos. Nas aterrissagens nesse aparelho, porém, não deu sinais de desconforto.
Depois de ter tido sua presença no Pan confirmada pelo treinador, a ginasta não falou com os jornalistas. Ela saiu do vestiário em direção ao ônibus que a levou o time para a Vila Pan-Americana falando ao telefone celular. E sorrindo, como se já soubesse do que Ostapenko dissera momentos antes.0 (LUÍS FERRARI)


As competições de GINÁSTICA ARTÍSTICA acontecem de 14 a 17 de julho


Texto Anterior: Esgrima: Atleta ferido pelo irmão é cortado da competição
Próximo Texto: Taekwondo: Brasil conhece seus adversários hoje
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.