São Paulo, sábado, 12 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com câncer, nadador irá à Olimpíada

Norte-americano revela que soube da doença no testículo uma semana antes de disputar vaga em Pequim

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma semana antes de competir em Omaha, na seletiva norte-americana de natação para Pequim, e assegurar vaga nos Jogos nos 200 m peito, Eric Shanteau recebeu a notícia de que tem câncer no testículo.
Seus médicos o autorizaram a disputar o pré-olímpico, mas recomendaram que ele fosse submetido logo a cirurgia.
Shanteau não tornou pública a doença antes da seletiva. Acabou garantindo vaga na Olimpíada e se deparou com o dilema: abrir mão dos Jogos e ser operado ou adiar a intervenção.
Ele ficou com a segunda opção. "Se eu não fizesse parte da equipe [dos EUA], a decisão seria fácil: iria para casa e passaria pela cirurgia. Mas estou no time, então tive uma escolha difícil. Mas, de jeito nenhum, estou sendo estúpido", disse Shanteau à Associated Press.
Apesar dos conselhos médicos, o nadador disse estar disposto a ir a Pequim. Ele afirmou que não pretende desperdiçar o seu objetivo de vida: disputar os Jogos Olímpicos.
Na capital chinesa, Shanteau, 24, será monitorado constantemente pelos médicos da delegação norte-americana. Ele prometeu deixar a competição se houver algum sinal de que o câncer esteja se espalhando.
"Na hora em que soube, pensei: "Isso não é real. Isso não pode estar acontecendo comigo agora". Você está se preparando para a Olimpíada, e uma bomba dessa cai sobre você", falou o nadador, que, na seletiva, ficou em segundo nos 200 m peito.
O atleta disse ter consciência de que não deseja arriscar sua vida só para nadar nos Jogos. Mas, após considerar os benefícios do tratamento imediato, ele decidiu adiar a cirurgia porque a intervenção o tiraria de cena por pelo menos duas semanas, o que comprometeria sua preparação final.
Somente poucos amigos mais próximos e parentes sabiam da doença antes do classificatório olímpico, que terminou no último domingo. Shanteau disse ter revelado sua história agora para inspirar outras pessoas com câncer.
O nadador foi procurado pelo agente de Lance Armstrong, ciclista que superou a mesma doença e, depois, venceu a Volta da França sete vezes.
"Se tiver uma fração do impacto que ele [Armstrong] teve, mesmo bem pequena, acho que o que virá para mim será bom", declarou Eric Shanteau.
Em janeiro, o brasileiro Nenê foi operado para retirar um câncer no testículo e está em recuperação. Ele ficou fora da seleção de basquete, que estréia na última seletiva olímpica na terça-feira, em Atenas.


Texto Anterior: Tour: Volta da França tem 1º doping em 2008
Próximo Texto: 50 m: Cielo faz nova marca sul-americana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.