São Paulo, quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nalbandian ressurge, aplica "pneu" e vence 10º jogo seguido

Ex-número 3, tenista argentino superou cirurgia igual à de Guga

DE SÃO PAULO

O tenista argentino David Nalbandian derrotou ontem o espanhol Tommy Robredo por 2 sets a 0 (6/3 e 6/0) e avançou à terceira rodada do Masters 1.000 de Toronto.
O "pneu" sobre o 38º do mundo abrilhanta ainda mais a boa fase do argentino, que conseguiu renascer após enfrentar uma cirurgia delicada em 2009 e uma nova contusão nesta temporada.
Em maio do ano passado, o ex-número três do mundo se submeteu a uma operação no quadril direito -Gustavo Kuerten passou por duas cirurgias no local- e perdeu todo o resto da temporada.
Nalbandian, que ocupava a 15ª posição no ranking na época da cirurgia na Espanha, encerrou a temporada apenas como o 64º do mundo -pela primeira vez desde 2000, sua estreia no circuito, terminou fora do top 50.
Seu retorno às quadras aconteceu em fevereiro, em Buenos Aires. Após cinco torneios, sua melhor campanha havia sido as quartas de final no Masters 1.000 de Montecarlo. Na sequência, ele teve que se afastar da raquete novamente por causa de uma contusão no joelho.
Sua nova volta aconteceu três meses depois. Pelas quartas de final da Copa Davis, no confronto diante da Rússia, em Moscou, Nalbandian foi fundamental para o triunfo argentino ao bater Nikolay Davydenko, então sexto do mundo, e Mikhail Youzhny, 14º.
Foi a primeira vez que a equipe russa foi derrotada em casa desde 1996. Pouco menos de um mês depois, o argentino retornou ao circuito. Ganhou um convite do Torneio de Washington, cedeu apenas um set em seis partidas e, no domingo, conquistou seu 11º título.
Foi o fim de um jejum de mais de um ano e meio -seu último troféu havia sido conquistado em Sydney, em janeiro do ano passado. Foi também a primeira conquista de um tenista fora do top 100 na temporada.
"Foi muito importante porque nós trabalhamos muito duro", afirmou o argentino. "Foi um ano e meio lutando com a cirurgia e a recuperação", afirmou ele, que saltou de 117º para o 45º posto no ranking da ATP.
"Esta vitória me fez me sentir muito bem de novo, não só por causa do ranking mas também com meu jogo e tudo mais. Foi uma boa vitória", afirmou o campeão do Masters de 2005 e finalista de Wimbledon em 2002.
Em Toronto, o argentino estreou contra o espanhol David Ferrer, 12º do mundo.
Hoje, às 12h, contra o sueco Robin Soderling, quinto do mundo, Nalbandian lutará pela 11ª vitória seguida. "Quando estou jogando bem, é duro para qualquer um", afirmou o argentino, que venceu cinco dos seis confrontos diante do sueco. "Não importa quem está do outro lado da rede."


NA TV
Masters 1.000 de Toronto
12h Sportv 2




Texto Anterior: Jogos da Juventude: Thiago Fernandes será porta-bandeira do Brasil
Próximo Texto: Motivado, Federer enfrenta francês
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.