São Paulo, sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Família e CBG têm problemas há três anos

DA REPORTAGEM LOCAL

As denúncias de negligência e a ameaça de processo são mais um capítulo na turbulenta relação entre a família de Jade Barbosa e a direção da Confederação Brasileira de Ginástica.
Desde que Jade deixou o Rio com 13 anos para treinar no QG da seleção de ginástica em Curitiba, seu pai, o arquiteto César Barbosa, acusa a direção da confederação de descumprir acordos apalavrados, tal como permitir que a ginasta visitasse a família a cada um mês e meio.
"Teve temporada que via a Jade três vezes por ano. Sem contar que, quando ela voltava para Curitiba de madrugada, às vezes devido a atraso de vôo, nenhum dirigente da CBG ia buscá-la no aeroporto", disse.
Além da restrição da água, dois outros casos contribuíram para que o pai de Jade rompesse com a direção da CBG. Primeiro, diz que, durante o Pan, a entidade impediu que Jade fosse a uma festa, depois de já encerrada sua participação no evento, organizada por amigos e familiares -ele diz que a festa tivera o aval da confederação.
Depois, Cesar questionou os contratos que Jade foi indicada a assinar pela confederação, correspondente ao recebimento da Lei Piva e ao patrocínio da Caixa Econômica Federal. A falta de um acordo fez com que Jade ficasse sem receber salários da CBG, até mesmo durante a disputa da Olimpíada.
Durante suas manifestações, nas quais Cesar dizia que a entidade ameaçou até sacar Jade da seleção, a CBG alegou em comunicado que era o pai de Jade quem deixava de firmar os compromissos, o que não ocorrera em 2005, 2006 e 2007.
Informou que os contratos eram usados para todos os ginastas -além de Jade, por exemplo, Daiane dos Santos não assinou o acordo da Caixa- e que havia diferenças salariais decorrentes dos resultados. E que Jade ficou sem salário por opção do pai. (CCP)



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: CAS afasta Dodô até o fim de 2009 por doping
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.