São Paulo, sábado, 12 de outubro de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Preço do fiasco
A cada vez mais palpável queda do Palmeiras para a Série B do Brasileiro-2003 significará ao clube paulista um prejuízo de no mínimo R$ 6 milhões só com a cota de TV. Na segunda divisão, o clube teria direito a apenas 50% do que receberia se estivesse na elite, R$ 12 milhões.

Tiro no pé
Adversários de Mustafá Contursi começam a dizer que o cartola, o único dirigente de um grande paulista a aprovar o calendário da CBF, se deu mal. Se tivesse votado contra, não estaria correndo o risco de ver seu clube na segunda divisão por mais de oito meses em 2003.

Arquibaldo
Antes alvo de protestos da Mancha Alviverde, o zagueiro Alexandre, suspenso, disse que vai assistir ao jogo de hoje com os integrantes da uniformizada. O jogador foi um dos que se envolveram em confusão com a PM goiana, que prendera três torcedores palmeirenses, na última quarta-feira.

Desfalque
O Palmeiras não terá o "apoio" da bandeira com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, vista como amuleto pelos atletas, no jogo contra o Juventude. Motivo: ela pertence a um fã clube do cantor Daniel, que estará num show do sertanejo.

Biquíni
Durou apenas um dia -a quinta-feira- o novo caminho percorrido pelos jogadores do São Paulo para deixar o campo de treinamento. Anteontem, diferentemente do que faziam nos outros dias, eles contornavam a piscina e passavam perto da sala de imprensa. É que lá estavam as modelos que fizeram um jogo promocional no CT.

Nova data
A CBF marcou o derby campineiro para o dia 28 -uma segunda-feira à noite. Guarani e Ponte, que jogariam no dia 26, não poderão fazê-lo, já que a Polícia Militar e a Justiça Eleitoral não garantiriam a segurança se a partida fosse disputada no sábado -no dia 27 ocorre o segundo turno das eleições.

De peso
Guilherme contratou o criminalista Antônio Cláudio Mariz de Oliveira para defendê-lo no inquérito que apura o acidente automobilístico que resultou na morte de duas pessoas em Marília (SP). O advogado, que é conselheiro do São Paulo, defendeu recentemente o ex-prefeito Celso Pitta (São Paulo) e o técnico Wanderley Luxemburgo.

Hora de abrir a boca
O atleta do Corinthians deve ser o último a prestar depoimento ao delegado Wilson Frazão. O prazo para conclusão do inquérito expira em 7 de novembro, mas o delegado espera terminá-lo antes.

Ultimato
A Liga Sul-Minas notificou a Globo para que a emissora dê aval à tabela do regional de 2003. Se não obtiver resposta, deve acionar a rede de TV na Justiça por quebra de contrato. A CBF, que mudou o calendário e acabou com a Sul-Minas, também deve entrar no processo.

Tempo ao tempo
A Globo Esportes, braço esportivo da emissora, recebeu a notificação, mas só enviará resposta quando a CBF editar a RDI (Resolução de Diretoria) que extingue os regionais.

Pechincha
Dona de pelo menos três contratos milionários, a CBF solicitou ontem aos árbitros que "adquiram passagens aéreas com o maior desconto possível" nas viagens para os locais dos jogos do Brasileiro. Pediu ainda que os juízes se preocupem mais com o preenchimento das súmulas, "que continuam sendo enviadas com imperfeição".

Póstuma
A Fifa (Federação Interna de Futebol Amador) do Carandiru completa hoje 14 anos de existência. Apesar de gerenciar mais de 70 times e agregar no esporte mais de 50% dos presos nos tempos áureos, a entidade, sem função desde a desativação do presídio, não previa até ontem nenhuma comemoração.

E-mail:
painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

De José Carlos Brunoro, ex-homem-forte da co-gestão Palmeiras/Parmalat e dono da agência Brunoro&Cocco:
- Um dos grandes erros das parcerias pós-Parmalat foi a associação de empresas com times sem centro de treinamento, sem estádio e sem estrutura.

CONTRA-ATAQUE

Pit stop

A maratona sempre reserva histórias à parte. Por ser uma prova longa, ela registra de tudo.
As confusões começaram já em 1904, nos Jogos de Saint Louis. Entre os 32 competidores estavam dois guerreiros zulus e um carteiro cubano, que teve a calça cortada para poder correr. A prova registrou atletas fugindo de cães e outros desistindo por causa da poeira na pista. E, no final, o campeão Fred Lorz (EUA) perdeu o ouro ao revelarem que ele havia pego carona e percorrido 3,5 km de carro.
Além de confusões, a modalidade teve fatos marcantes, entre eles a chegada da suíça Gabriele Andersen-Sheiss, em Los Angeles-84. Andando, cambaleante e com o rosto desfigurado, ela cruzou a linha em 37º lugar, caiu e foi ovacionada pelo público.
Mas um dos fatos mais cômicos ocorreu com um brasileiro. No Pan de Winnipeg-99, Éder Fialho, com um mal-estar intestinal, foi forçado a uma parada:
- Queria molho de tomate e exagerei no ketchup. Procurei um matinho, fiz as necessidades e voltei a correr.
Ele ainda ficou com o bronze.


Próximo Texto: Brasil-02 tenta reescrever fim da história do Brasil-82
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.