São Paulo, quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PF deve abrir investigação sobre Teixeira

CBF
Órgão determinará delegado para conduzir investigação até sexta

BERNARDO ITRI
DO PAINEL FC

A Polícia Federal deverá abrirá até sexta inquérito para investigar o presidente da CBF e do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014, Ricardo Teixeira.
O pedido de inquérito foi feito pelo Ministério Público Federal (MPF) do Rio de Janeiro. O ofício enviado pelo procurador Marcelo Freire à Polícia Federal pedia investigação sobre crimes de remessa ilegal de dinheiro ao Brasil e lavagem de dinheiro.
Todos os trâmites do processo já foram concluídos, e a PF enviou os documentos para a instauração do inquérito à Delegacia de Combate a Crimes Financeiros. Esse será o setor responsável por investigar as supostas irregularidades do cartola da CBF.
Segundo a assessoria da PF, amanhã, ou no máximo sexta, deve ser criado um número do inquérito e designado um presidente para conduzi-lo. A partir dessas práticas, serão iniciadas as investigações. A previsão de conclusão é de 30 dias, mas esse prazo pode ser prorrogado.
O cartola poderá ainda ser convocado pela PF para prestar esclarecimentos.
Ao fim da investigação, o inquérito volta ao MPF, que decidirá se apresenta denúncia contra Teixeira à Justiça.
O processo envolvendo o dirigente é motivado por denúncias feitas pelo jornalista britânico Andrew Jennings, da BBC, que tem viagem programada ao Brasil no final deste mês para prestar esclarecimentos sobre as acusações que fez a Teixeira.
O presidente da CBF, entretanto, conseguiu na última semana uma vitória na Justiça contra Jennings. Teve pedido deferido para que o jornalista deponha na Polícia Federal quando chegar ao Brasil, com a finalidade de provar as acusações que fez.

Colaborou a Sucursal do Rio


Texto Anterior: Eliminatórias: Venezuela vence a Argentina pela 1ª vez em sua história
Próximo Texto: Deputados se queixam de atuação da Fifa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.