São Paulo, quarta, 12 de novembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUTOMOBILISMO
Equipes Williams e McLaren, acusadas de armar resultado, são absolvidas
Schumacher perde vice-campeonato

da Reportagem Local

Michael Schumacher não é mais o vice-campeão da temporada de 1997 da F-1 por decisão do Conselho Mundial da FIA, que julgou a atitude do ferrarista no GP da Europa. Na corrida, que deu o título a Jacques Villeneuve, o piloto alemão jogou seu carro em cima do Williams do rival, em atitude considerada antidesportiva.
Antes da prova, temerosos de que o campeonato se decidisse dessa forma, os dirigentes da F-1 garantiram que qualquer ato desleal seria punido com um ano de suspensão e pesada multa.
Ontem, no entanto, Schumacher perdeu apenas sua colocação oficial no campeonato -Heinz-Harald Frentzen, terceiro colocado, e os demais pilotos que pontuaram subiram um posto na tabela.
Seus 78 pontos e quatro vitórias foram mantidos, assim como o vice de construtores para a Ferrari.
A única obrigação do piloto para 1998 será participar, por sete dias, de uma campanha por mais segurança nas estradas européias.
Para Max Mosley, presidente da FIA, uma decisão acertada. "Se ele fosse banido do próximo ano, isso não afetaria o que ele fez neste. Não seria intimidante", disse.
Para Schumacher, aceitável. "Terei que conviver com isso."
O órgão máximo do automobilismo abriu mão também de punir as equipes Williams e McLaren pela suspeita de conluio no resultado da corrida, levantada no último fim-de-semana com a divulgação do diálogo pelo rádio entre Villeneuve e o boxe da Williams. (JHM)


Com agências internacionais


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.