São Paulo, sábado, 12 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nike substituirá "marca sem nome" em 2010

DA REPORTAGEM LOCAL

Sem uma fornecedora oficial de material esportivo desde o fim de 2008, quando encerrou contrato com a Olympikus, a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) fechará uma parceria até os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, com a Nike.
Em 2009, o atletismo nacional, um dos esportes que mais renderam medalhas olímpicas ao país, foi "vestido" por uma marca desconhecida, pelo menos para o presidente da CBAt.
"Passamos o ano inteiro comprando material esportivo de uma empresa de uma jogadora de vôlei. O material era bom, não era caro, mas tínhamos que comprar", afirmou Roberto Gesta de Melo, presidente da CBAt, sem se lembrar do nome da empresa nem do da atleta de vôlei.
A antiga marca chegou a vestir a delegação nacional no Mundial de Berlim.
"Disseram para a gente que dariam desconto de 8% caso estampássemos a marca deles, mas não valia à pena", comentou Gesta de Melo.
Após o Mundial, a CBAt abriu negociações com a Adidas, mas a proposta da marca alemã previa somente o fornecimento de uniformes e tênis que seriam usados exclusivamente nas pistas. Agasalhos, mochilas e outros itens não seriam fornecidos.
"Agora, fecharemos com a Nike, que fornecerá material feito sob medida para cada uma das provas", declarou o mandatário da CBAt.
Segundo ele, no entanto, o contrato prevê somente o fornecimento de material. Apesar da grande exposição da delegação nacional nos próximos anos devido ao fato de o Rio ter sido eleito sede dos Jogos de 2016, a Nike não prevê investimentos diretos no atletismo brasileiro.
"É complicado negociar isso [verba adicional] porque a empresa não terá exposição no Pan e na Olimpíada. Nesses eventos, toda a delegação terá de usar o fornecedor oficial do COB [Comitê Olímpico Brasileiro]", comentou o presidente da CBAt.
Às vésperas dos Jogos de Londres-2012, a Nike pretende negociar com o COB para que este permita que o atletismo possa usar sua marca. Para isso, levará em conta o precedente aberto pelo futebol, que ostentou o logo da Nike durante a Olimpíada de Pequim-2008, apesar de o fornecedor do COB ter sido a Olympikus.
No caso dos atletas que possuem fornecedor próprio, eles serão obrigados a usar uniforme da Nike quando estiverem defendendo a seleção de atletismo. Somente terão permissão de usar o logotipo de outro fornecedor em seus tênis. (MB)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Teste: Confederação planeja que Brasil sedie Mundial juvenil de 2014
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.