São Paulo, domingo, 13 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com aval de Kaká, Pato debuta e modifica o Milan

Maior promessa do futebol brasileiro nos últimos anos deve fazer hoje seu primeiro jogo oficial pelo time italiano

Adepto de esquema tático com apenas um atacante, treinador muda a cara da equipe para encaixar o jovem jogador na frente

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Kaká fala para Milton Cruz: ""Me indica um jogador para o Milan, uma contratação que não tenha como dar errado". O caçador de talentos do São Paulo responde, então, para o melhor jogador do mundo: ""Pode levar o Pato que não tem erro".
Assim ficou praticamente sacramentada a ida de Alexandre Pato, 18, para o atual campeão europeu e mundial. O ex-atacante do Internacional, que hoje deve fazer sua estréia oficial no Milan (contra o Napoli, pelo Italiano), chegou à Europa indicado pelo maior astro de seu time e referendado pelo ""olheiro" mais bem-sucedido do futebol brasileiro na atualidade.
""Ele [Kaká] costuma vir ao Reffis [centro de reabilitação do São Paulo] e sempre falamos de futebol, de jogadores. Foi um papo informal, pois o Kaká não é empresário. Comentei com ele que o Pato é dinheiro em caixa, que quem investisse nele não teria erro. Aí acertou [com o Milan]. A palavra dele [Kaká] tem peso, confiam nele" contou Milton Cruz à Folha.
Kaká, por meio de sua assessoria de imprensa, confirmou o contato com o integrante da comissão técnica são-paulina e a indicação de Pato para o Milan -bastante ouvido no clube, já teria sugerido também a contratação de Luis Fabiano, ex-companheiro que vive uma grande fase agora no Sevilla.
""Eles [Milan] já estavam de olho no Pato. O São Paulo não tinha condições de comprá-lo, é caro. Falei que quem o contratasse ia se dar bem. O Kaká deve ter falado no Milan que vinha acompanhando o Pato, que, se jogasse com ele, iria dar certo. O Pato é novinho e joga pra caramba", afirmou Cruz.
Segundo a Folha apurou, o Milan estava em busca de um jogador de frente promissor, uma vez que grande parte de seu elenco tem idade avançada. A cúpula do clube queria apostar em um nome que pudesse vingar em um futuro breve, assim como Kaká brilhou logo.
Milton Cruz, que tem ajudado o clube do Morumbi nos últimos anos com contratações cirúrgicas, como as de Luis Fabiano, Amoroso e Miranda, já havia ajudado o próprio Kaká em sua ida para o time italiano.
""Quando o Kaká foi para o Milan, o Leonardo [ex-jogador e atualmente diretor do Milan] conversou comigo. Falar de bom jogador é fácil", diz Cruz.
Na Itália, a liberação oficial para Pato defender o Milan chegou na última quinta-feira. O jogador já passou o segundo semestre ligado ao clube italiano, que o aproveitou em treinos e amistosos, como no 2 a 2 com o Dinamo de Kiev (anotou um gol de cabeça em seu primeiro jogo pelo time de Milão).
Nos últimos dias, Pato, que custou ainda aos 17 anos cerca de R$ 37,4 milhões ao Milan, passou a figurar no elenco principal no site oficial da equipe. Ganhando já 2 milhões por temporada, 1/3 do que fatura Kaká, deve fazer dupla de ataque hoje com Gilardino, atacante que não agrada no Milan.
Kaká, a quem Pato deve bastante sua estréia hoje, cuidará da armação das jogadas em um provável 4-3-1-2 (Gattuso está suspenso). O técnico Carlo Ancelotti, que costuma usar apenas um homem na frente, já muda o Milan. Ou, pode-se dizer, o Pato já muda o Milan.


NA TV - Milan x Napoli
ESPN Brasil e TV Esporte Interativo, ao vivo, às 17h30



Texto Anterior: Inglês: Manchester United vence e assume a liderança
Próximo Texto: Frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.