São Paulo, quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guga joga para insones na Bahia

Em sua turnê de despedida, tenista é eliminado do torneio de duplas em jogo encerrado de madrugada

Partidas anteriores demoraram mais do que o previsto e ex-número um do mundo precisou esperar para entrar em quadra


João Pires/Divulgação
Gustavo Kuerten e André Baran, 16, lamentam-se na derrota na estréia no torneio de duplas da Costa do Sauípe, primeiro jogo da turnê de despedida do veterano

FERNANDO ITOKAZU
ENVIADO ESPECIAL À COSTA DO SAUÍPE

Principal estrela do Torneio da Costa do Sauípe, Gustavo Kuerten teve que esperar bastante para conseguir entrar em quadra e iniciar sua turnê de despedida das quadras.
Além disso, o melhor tenista brasileiro da história afirmou que se sentiu como "coadjuvante", mas por outra razão.
O ex-número um do mundo só iniciou sua partida de estréia na chave de duplas ontem às 0h12 locais (1h12 de Brasília). Ao lado do compatriota André Baran, 16, Guga foi derrotado pelos italianos Fabio Fognini e Filippo Volandri por duplo 6/3, em apenas 57 minutos.
O jogo encerrou a programação da quadra central no primeiro dia do torneio, iniciada às 14h30 (15h30 de Brasília) de segunda-feira. O problema foi que as quatro partidas anteriores ao confronto se alongaram mais do que o previsto.
Apesar da horário, a torcida procurou incentivar a dupla brasileira, que não teve muitas chances -o adolescente Baran disputou sua primeira partida em um torneio de primeira linha do circuito profissional.
"Foi um jogo legal, mas o que mais me comoveu foi a felicidade do meu parceiro, a alegria e a emoção dele", afirmou Guga.
"Eu me senti um pouco coadjuvante", disse ele, que deve aproveitar seus últimos torneios para disputar mais partidas de duplas. Em Florianópolis, por exemplo, deve voltar a fazer parceria com um atleta juvenil -o nome ainda vai ser definido com Larri Passos.
A programação do torneio tenta sempre colocar a principal partida do dia para começar por volta das 21h (de Brasília), como estava marcada a estréia de Guga em simples, ontem, contra o argentino Carlos Berlocq, 74º do ranking da ATP.
Como os jogos anteriores estavam se prolongando além do previsto, chegou a se cogitar a transferência da partida de Guga para outra quadra do complexo, que não conta com toda a estrutura montada para a transmissão da disputa.
O próprio tenista disse que o horário de ontem poderia atrapalhar na seqüência do torneio em condições normais.
"Como não estou mais tão preocupado em termos de resultados não vai fazer grande diferença, muda só um pouco o planejamento", disse Guga.
Para o tricampeão de Roland Garros, a partida de duplas serviu para que ele ficasse mais à vontade em quadra.
"Valeu a pena. No começo estava meio preso, sentindo a falta de ritmo. No segundo set, consegui entrar mais no jogo."
No primeiro dia de disputa, além das cinco partidas na quadra central foi realizado somente um confronto na quadra um do complexo baiano.
Além disso, foram encerradas as disputas do qualifying, mas os confrontos tiveram início na parte da manhã.
A programação na quadra central contou, além de Guga, com jogos do espanhol Carlos Moyá (ex-líder do ranking e cabeça-de-chave número um do torneio) e do brasileiro Thomaz Bellucci, convidado da organização que estreou em um torneio de primeira linha.
As partidas que abriram o primeiro dia na quadra central foram Albert Montañes (ESP) x Nicolas Devilder (FRA) e Jiri Vanek (TCH) x Fabio Fognini (ITA), que não têm grande apelo para o público brasileiro.
Para ontem, foram programadas apenas quatro partidas na quadra central.
Procurado pela Folha, o diretor do Torneio da Costa do Sauípe, Fernando von Oertzen, não foi localizado pela assessoria de imprensa do evento até o fechamento desta edição.


NA TV - Torneio da Costa do Sauípe
Sportv 2, ao vivo, às 15h30



Texto Anterior: Stock Car: Categoria age para ampliar segurança
Próximo Texto: Fiasco nacional: País fica sem representante no seu único ATP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.