São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Os outros


O que Barcelona, Fenerbahce, Roma e Schalke podem fazer ante o rico império britânico na Copa dos Campeões?


RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

C HEGA de falar de futebol inglês. Vamos tratar dos outros. Sobrevivem na Copa dos Campeões um time tradicional (Barcelona), um emergente (Fenerbahce), um bacana (Roma) e um azarão (Schalke). O que eles podem fazer contra o império britânico? A primeira e melhor pedida é torcer para um sorteio favorável amanhã.
Evitar uma viagem agora para a Inglaterra pode significar uma passagem para Moscou, palco da decisão. O Barça passou por cima, mesmo sem estar tinindo, por Rangers e Celtic, mas esses, claro, não são os mais nobres cavaleiros do império. Messi é o soldado principal, um jovem que lidera a artilharia da disputa (seis gols), mas, infelizmente, está baleado. Não joga, ao menos, na ida das quartas. Ronaldinho está melhor, mas em relação a um Ronaldinho parado. Nem de longe é o cara que ganhou duas vezes o melhor do mundo. Henry também não mostra tantos lampejos como no Arsenal.
Frank Rijkaard parece não saber seu time titular, que vê Xavi, de forma surpreendente, como salvador. O Fenerbahce já atingiu o esperado, embora o discurso de Zico, claro, aponte para mais longe. A torcida pode fazer diferença no duelo em casa, tanto que a equipe segue 100% em seus domínios. Mas a defesa, começando pelo goleiro Volkan Demirel (e passando pelo ex-cruzeirense Edu Dracena), não é nada firme. O explosivo Lugano e o veterano Roberto Carlos dão mais imprevisibilidade ao time que tem como maior trunfo Alex, o líder em assistências da liga (seis, número alto, não precisa ser turbinado). E, incrível, Deivid ainda é subestimado. Ele é fera.
A Roma tem uma lista de caras subestimados que integram um conjunto harmonioso. Dizer que dá gosto de ver um jogo com Doni, Taddei e Mancini pode ofender muita gente, mas o remanescente italiano na disputa não pratica nem de longe o catenaccio. Vucinic (quatro gols) é comum, mas Totti, não. Juan pinta como o melhor zagueiro da Europa. Por fim, o Schalke. A melhor atuação individual na atual Champions provavelmente foi a de Neuer, goleiro de 21 anos, contra o Porto. Basta.

A SERVIÇO DA INGLATERRA
Na Copa dos Campeões, a Roma perdeu fora e empatou em casa com o Manchester. O Schalke perdeu fora e empatou em casa com o Chelsea. O Fenerbahce levou 3 a 0 da Inter, que zerou no Liverpool.

A SERVIÇO DO PAÍS DE GALES
E foi aprovada a medida única (105 m x 68 m) para jogos de seleções...

A SERVIÇO DO BOCA
Apontei, com toda a minha pretensão, só o Boca como favorito ao título da Libertadores. E, com certa arrogância, palpitei sobre as dificuldades que os badalados times brasileiros teriam na disputa. Quero ser cobrado depois por isso.

rbueno@folhasp.com.br


Texto Anterior: Ronaldo: Atacante diz que já caminha sem dores
Próximo Texto: Juca Kfouri: Por que não desisto?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.