São Paulo, sexta-feira, 13 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bem de vida, Ciro ignorou o Flamengo

DA REPORTAGEM LOCAL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Não é pela vida sofrida que Ciro, o artilheiro do Sport que cresceu na pernambucana Salgueiro, é um "sertanejo forte".
Autor de 11 gols na temporada, incluindo o primeiro do seu clube pela Libertadores, o atacante não teve a infância pobre que outros astros do futebol, incluindo os que nasceram em cidades bem mais ricas, como o carioca Ronaldo, viveram.
"Não somos ricos, mas pobres nunca fomos", diz Carlos Augusto Silva, o pai do jogador do Sport.
Ciro só estudou em colégios particulares e chegou até o ensino médio -segundo seu pai, não tinha notas ruins, mas a mania de "matar aula" para jogar futebol foi um sinal que o esporte seria prioridade na vida do garoto.
Carlos Augusto, além de comentarista em uma rádio de Salgueiro, trabalhou no ramo do transporte de automóveis.
A mãe é pedagoga, e o irmão mais velho, estudante de direito no quarto ano.
Carlos Augusto também tentou ser jogador de futebol, mas, filho único numa região onde as famílias são grandes, recebeu a ordem de voltar de São Paulo para Salgueiro. "Naquela época, o sertanejo achava que futebol era coisa de quem não tinha o que fazer".
O conforto familiar fez até o Flamengo perder a oportunidade de hoje ter Ciro. Quando ele tinha 12 anos, foi descoberto em uma peneira que premiava os escolhidos com uma chance no clube carioca.
"Achei que o Rio de Janeiro era muito perigoso e resolvi deixá-lo aqui, com a família", diz Carlos Augusto, que só há três anos deixou o filho sair de Salgueiro para tentar o futebol profissional no Sport, onde, ainda como júnior, chegou a ter média de gols superior a um por jogo.
O próximo passo, segundo os planos de Carlos Augusto, também não será dado com pressa.
"Por mim, ele ainda fica no Sport por um bom tempo", afirma o pai da revelação, que tem contrato com o Sport até 2014 e uma multa rescisória de mais de R$ 40 milhões para clubes do exterior.
Se um dia sair, Ciro tem um destino de preferência, o Manchester United. Isso porque o ídolo do garoto de Salgueiro é o atacante português Cristiano Ronaldo. (PC E GA)


Texto Anterior: Sertão dribla a pobreza no futebol
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.