São Paulo, quinta-feira, 13 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fifa avaliza novo projeto do Morumbi para 2014

Entidade dá 30 dias para receber plano financeiro

EDUARDO ARRUDA
DO PAINEL FC

O Comitê Organizador Local da Copa-14 enviou ontem documento ao comitê paulista informando que o projeto do Morumbi foi aprovado pela Fifa.
Segundo o texto, assinado pelo presidente do COL e da CBF, Ricardo Teixeira, o "projeto está em consonância com as exigências da entidade e apto para receber as semifinais".
Com a aprovação, o São Paulo terá agora de provar à Fifa que tem condições financeiras de realizar as obras previstas no projeto. O COL informou que os paulistas têm 30 dias para apresentar as garantias.
De qualquer forma, foi a maior vitória obtida pelo Morumbi até agora. Um mês atrás, Teixeira disse que as mudanças no projeto eram "paliativas".
Após o envio da nova versão do Morumbi em 15 de abril e a vistoria da Fifa na semana passada, o dirigente parece ter mudado de ideia. O documento encerra a especulação de que o estádio são-paulino seria excluído da Copa do Mundo de 2014.
No documento, o COL informa que a Fifa pede alguns ajustes no projeto e que ainda poderá fazer novas exigências.
O custo estimado para ajustar o Morumbi é de R$ 400 milhões. Um dos problemas tem sido a dificuldade dos estádios particulares da Copa-14 em acertar o empréstimo com o BNDES. Os clubes querem tomar o dinheiro disponibilizado pelo banco estatal, mas exigem condições melhores para pagar.
O São Paulo diz que terá dinheiro para as obras. "Não seríamos irresponsáveis de fazer um projeto se não pudéssemos bancá-lo", afirma o diretor de marketing Adalberto Baptista.
O dirigente diz que o Morumbi está lançando 16 novos camarotes e que as receitas com shows no estádio ficaram 80% acima do que o clube imaginava para este ano.
Apesar da confiança, membros do COL vêm afirmando que será difícil o São Paulo conseguir viabilizar a obra. Avaliam que o estádio, por ser particular, não tem como dar muitas contrapartidas a parceiros.
O projeto do Morumbi para 2014, revelado pela Folha, seguiu para a avaliação da Fifa com alterações profundas em relação à última versão, enviada em fevereiro. As mudanças, feitas pelo escritório de arquitetura alemão GMP, prometem acabar com todos os problemas de visibilidade do estádio.
As principais alterações estão centradas nas arquibancadas. No novo projeto, os níveis intermediário e térreo do estádio serão demolidos e darão lugar a só um nível, abaixo do superior, que se estenderá até o gramado. Na versão anterior, havia um prolongamento apenas na arquibancada oeste.
O novo nível cobrirá a pista de atletismo e se aproximará do campo, adquirindo sua geometria retangular, e não oval.
A Fifa também aprovou os projetos de Maracanã, Mineirão e Mané Garrincha. A avaliação de cartolas envolvidos com a Copa-14 é que a entidade analisa agora quem melhor vai tirar seu projeto do papel.


Texto Anterior: Inter: Ante Estudiantes, time reve argentinos
Próximo Texto: Arquitetos da Copa reagem contra comitê
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.