São Paulo, quinta-feira, 13 de maio de 2010

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Nanicas são ameaça ao grid no GP de Mônaco

Equipes grandes têm receio de que as pequenas atrapalhem na classificação

Em circuito curto como o de Montecarlo, grande número de carros na pista pode fazer com que mais lentos fiquem no caminho de mais rápidos

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A MÔNACO

O treino de classificação do GP de Mônaco acontecerá somente no sábado. Mas ontem, no primeiro dia de atividades para a sexta etapa do Mundial de F-1, o assunto no paddock era um só: a loteria que será a definição do grid de largada.
A preocupação não é com a chuva, mas com o ritmo muito inferior das equipes nanicas, o que certamente causará reclamações dos que lutam pelas primeiras colocações.
Preocupados, os pilotos propuseram uma divisão entre os times, especialmente para o Q1 -a primeira parte do treino-, quando os 24 carros vão à pista.
O problema é que, para haver uma alteração no formato da qualificação, todas as 12 equipes devem estar de acordo. E não houve um consenso.
"Alguns chefes de times preferiram tentar tirar proveito do caos que vai ser, e por isso a ideia não foi para a frente", falou o alemão Michael Schumacher, piloto da Mercedes.
Schumacher calculou que, se todos os pilotos forem à pista ao mesmo tempo, cada um terá cerca de 200 m -o traçado de Mônaco é o mais curto do calendário, com 3.340 m.
Mais correto, Fernando Alonso previu 140 m disponíveis para cada competidor, caso todos estejam na pista. Para ele, a classificação será um desafio.
"Obviamente que, com carros andando cerca de cinco ou seis segundos mais lentos, vai ser impossível conseguir uma volta limpa", declarou o espanhol, que é companheiro de Felipe Massa na Ferrari.
Piloto mais experiente do grid, Rubens Barrichello, da Williams, acha que o fundamental será contar com a sorte.
"Não adianta ficar pensando muito na hora certa para sair dos boxes, porque aí é que vai dar errado", disse o brasileiro.
"Claro que as equipes vão colocar alguém na entrada e na saída dos boxes para saber a hora exata de sair para marcar tempo. Mas acho que a tática das grandes vai ser ficar bastante tempo na pista para tentar encontrar um espaço para fazer a volta rápida", completou.
Os pilotos dos times nanicos se defendem, dizendo que também para eles será complicado encarar a classificação.
"Na Espanha, já foi bem difícil ver que vinha algum carro mais rápido atrás, imagino como vai ser neste circuito", falou Timo Glock, da Virgin.
"Por sorte, nossa equipe está fazendo um bom trabalho ao avisar das bandeiras azuis [quando o retardatário tem de ceder passagem]", completou.


NA TV - Treino do GP de Mônaco
Sportv, ao vivo, às 9h




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