São Paulo, domingo, 13 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Movida a gás, estrela da festa custa R$ 1.130

DA REPORTAGEM LOCAL

Cada um dos 120 participantes do revezamento de hoje no Rio poderá levar a tocha consigo para casa como lembrança. Para isso, porém, terá de desembolsar 305, o equivalente a R$ 1.130. O dinheiro arrecadado vai para o comitê organizador dos Jogos de Atenas.
Em cada uma das 34 cidades dos 27 países onde a chama já passou ou passará, são disponibilizadas dezenas de tochas aos participantes. Inspirado nas folhas de oliveira, o artefato, que mede 68 cm e pesa 700 g, é confeccionado em metal (magnésio) e madeira (oliveira). O design, do grego Andreas Varotsos, procura imitar a continuidade da chama com sua curva.
Um cilindro de gás permite que a chama fique acesa por até 20 minutos. Podem ser utilizados vários tipos de gás, que, conforme as necessidades do espetáculo, mudam as cores da chama ou aumentam a quantidade de fumaça.
Durante as viagens entre os países, a chama olímpica é transportada numa lanterna -que, nos aviões, é protegida dentro de um caldeirão.
A lanterna, que seguirá amanhã cedo para o México, passará a noite de hoje vigiada por seguranças numa suíte de um hotel de luxo em Copacabana.


Texto Anterior: Atenas 2004: Faxina da tocha limpa urina e outdoor
Próximo Texto: Patrocinador põe clientes para correr
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.