São Paulo, terça-feira, 13 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alemães e guerras são as marcas incômodas no futebol do adversário

DO ENVIADO A BERLIM

Embora sirva como um termômetro do que espera o Brasil hoje em Berlim, dizer que a Croácia jogará "em casa" na Alemanha é um clichê que talvez não dê conta da enorme influência que os anfitriões exercem sobre os rivais da seleção.
Há cerca de 350 mil croatas vivendo no país. Três jogadores da seleção croata nasceram na Alemanha e cinco atuam na Bundesliga. Assim como muitos dos seus atletas, o técnico Zlatko Kranjcar não fala inglês, mas fala alemão, língua ensinada nas escolas da Croácia.
Os croatas apoiaram o nazismo e tiveram sua primeira seleção filiada à Fifa em 1941, passado que foi apagado pela atual federação, que não inclui no seu histórico jogos do período.
Embora o volante Vranjes diga que o time tem um estilo de jogo "compacto e forte, como o dos alemães", o paralelo incomoda o treinador Zlatko Kranjcar. Ele prefere a reputação de "brasileiros dos balcãs", gozada pela extinta Iugoslávia.
A técnica dos craques da região esteve viva no time de 1998, terceiro lugar na França, mas andou sumida. "Temos algo do futebol alemão, mas estamos mais perto de Portugal, Espanha, Brasil", diz Kranjcar.
A guerra civil dos anos 90, que dividiu o país em cinco repúblicas, está viva no futebol croata e incomoda o time. Indagado se a habilidade da ex-Iugoslávia vinha dos croatas ou dos sérvios, o técnico disse: "No ano passado, no amistoso com o Brasil, Parreira disse que enfrentaria os brasileiros da Europa. Acho que isso responde".
Como quase todos no país, o time tem histórias da guerra. Ainda adolescente, o meia Modric teve de fugir com a família de Zadar, numa região ocupada pelos sérvios. O atacante Dado Prso tem pai sérvio e mãe croata, mas se recusou a falar sobre o assunto com a Folha. (FV)

Texto Anterior: Entrevista: "Esta equipe é melhor", diz ex-treinador
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.