São Paulo, quinta-feira, 13 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pelo chão, Palmeiras luta contra Vasco e pesadelo do descenso

Tite troca jogo aéreo por velocidade para voltar a vencer apos quatro jogos

MÁRVIO DOS ANJOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Durante a trégua para a Copa, o Palmeiras teve tempo para replanejar seu plano de fuga da zona do rebaixamento. Contra o Vasco, em casa, a ordem é ter os pés e a bola no chão.
Essa talvez seja a principal mudança pretendida pelo técnico Tite, que pegou um time (mal) habituado a tentar cruzamentos na área e acertar pouco.
"Quero que o meu time jogue no chão. Antes tentávamos isso porque o Washington tinha como principal característica ser um bom cabeceador", afirma Tite. "Agora temos que aproveitar a velocidade do Enilton na frente, além de Edmundo, Juninho e Paulo Baier."
Se conseguir, será um avanço, já que os números do Datafolha são cruéis ao revelar como o Palmeiras ia mal quando se arriscava pelo alto.
Nas dez primeiras rodadas, nenhum time cruzou mais que o do Parque Antarctica, alçando uma média de 33,2 bolas na área rival. Mas ninguém errou mais do que o time alviverde.
O percentual de acerto era de 17,5%, o pior do torneio, o que explica o clube ter o terceiro pior ataque do Brasileiro, com nove gols em dez jogos. Sintoma de que o jogo "térreo" merece ser tentado pelo Palmeiras.
A escalação será, segundo Tite, no 3-5-2, com Daniel, Nem e Alceu na defesa, e não no 3-6-1. No ataque, Edmundo jogará mais atrás, tendo à frente Enilton -que sentiu pancada nesta semana, mas foi confirmado.
O jogo marca a estréia no torneio do goleiro Marcos, após longo período de contusões.
Para Tite, é um erro supor que o jogo será fácil devido à situação paralela do Vasco, que decidirá a Copa do Brasil no Maracanã contra o Flamengo nas próximas duas semanas.
"Não embarco nessa. O Vasco está assentado, tem um grupo que convive com o mesmo técnico há tempos, isso deve ser sempre respeitado", diz ele.
E o técnico Renato Gaúcho confirmou que irá usar a força total, apostando na velocidade de Valdiram e Edílson e na inteligência de Morais. Em 14º lugar, o Vasco é o time que mais empatou (quatro vezes), ao lado de Botafogo e Fortaleza.


NA TV - Palmeiras x Vasco Sportv (menos SP e PR), ao vivo, às 20h30

Texto Anterior: Susto: Carlos Alberto não vai nem para o banco
Próximo Texto: Clube libera Gamarra por menosprezo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.