São Paulo, segunda-feira, 13 de julho de 2009

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Polêmica ofusca 1ª vitória de Webber

Brawn vê dobradinha da rival, inverte posições de Barrichello e Button no último pit e causa agitação em Nurburgring

Sexto colocado no GP da Alemanha, piloto brasileiro despenca da vice-liderança para quarto no Mundial, a 24 pontos do companheiro

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A NURBURGRING

"Temos de fazer o melhor para tentar conter o estrago."
A frase de Ross Brawn para justificar porque seus pilotos estavam tão mais leves que a dupla da Red Bull na classificação para o GP da Alemanha pode não explicar o que aconteceu ontem, em Nurburgring. Mas deixou uma dúvida no ar.
Com dez voltas para o fim da nona etapa do Mundial de F-1 e a segunda dobradinha fácil da equipe rival sendo apenas uma questão de tempo, uma inversão na ordem dos pit stops de Rubens Barrichello e Jenson Button inverteu também as posições dos dois na pista.
E ofuscou a primeira vitória da carreira de Mark Webber, já que o principal assunto no paddock após a prova foi a possibilidade de o brasileiro ter sido prejudicado propositadamente -Vettel foi o segundo colocado, e Felipe Massa, o terceiro.
"Eu perguntei o que aconteceu na nossa reunião, mas não tive resposta", disse Barrichello. "Falou-se em corridas separadas, que o Jenson estava muito pra trás... Não vou dizer que foi de propósito porque se disser que sim não vou ganhar nada com isso e só vai piorar minha situação na equipe."
Mas a polêmica não foi o único problema do brasileiro. Com a dobradinha da Red Bull e seu sexto lugar, perdeu a vice-liderança do Mundial e caiu para a quarta posição, 24 pontos atrás de Button, o quinto ontem.
A frustração de Barrichello foi ainda maior por causa da bela corrida que fez. Largando em segundo, pulou à frente de Webber e, mesmo tendo sido prensado contra o muro e tocado pelo australiano, conseguiu manter a primeira colocação.
A direção da prova entendeu que a manobra do piloto da Red Bull foi perigosa e o puniu com um drive through, cumprido na 14ª volta, quando Barrichello parou para seu primeiro pit.
Como sabia que não teria como lutar de igual para igual com a Red Bull, a Brawn apostou em uma estratégia de três paradas para que seus pilotos andassem mais tempo com os carros leves na tentativa de descontar essa vantagem.
Mas na volta à pista, Barrichello ficou preso atrás de Massa, com carro ainda mais leve, já que ainda não havia parado.
Foram dez voltas assim, enquanto Webber apertava o ritmo na liderança. Quando o ferrarista enfim foi aos boxes, Barrichello tinha só 5s7 de folga para o australiano, que fizera seu pit e já era o quarto.
Nove voltas depois, o brasileiro entrou para sua segunda parada. Um problema na mangueira de combustível fez com que ele perdesse pelo menos cinco segundos nos boxes, o que acabou com suas chances de subir ao pódio, já que, àquela altura, Vettel vinha em segundo lugar, atrás de Webber.
"Era impossível vencer, mas com os pits da maneira certa eu seria terceiro", falou o piloto da Brawn. "Só queria entender, porque se eu não tivesse perdido seis décimos no primeiro eu teria voltado na frente do Felipe e minha corrida seria outra."
Com o problema em seu pit, Barrichello retornou à prova exatamente na frente de Button. Mais leve por ter parado antes, o inglês passou a se aproximar do escudeiro e, pela lógica, teria de parar antes outra vez. Mas não foi o que ocorreu.
Com uma volta a mais na pista, o líder do Mundial conseguiu abrir o suficiente para retornar à frente do companheiro e garantir o quinto posto.
"Simplesmente não tínhamos como ganhar da Red Bull hoje [ontem]", afirmou Brawn. "Sem dúvida foi uma corrida decepcionante para nossa equipe toda apesar de termos conseguido marcar alguns pontos e minimizar o estrago na disputa pelo campeonato."


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