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Polêmica ofusca 1ª vitória de Webber
Brawn vê dobradinha da rival, inverte posições de Barrichello e Button no último pit e causa agitação em Nurburgring
Sexto colocado no GP da Alemanha, piloto brasileiro despenca da vice-liderança para quarto no Mundial, a 24 pontos do companheiro
TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A NURBURGRING
"Temos de fazer o melhor para tentar conter o estrago."
A frase de Ross Brawn para
justificar porque seus pilotos
estavam tão mais leves que a
dupla da Red Bull na classificação para o GP da Alemanha pode não explicar o que aconteceu
ontem, em Nurburgring. Mas
deixou uma dúvida no ar.
Com dez voltas para o fim da
nona etapa do Mundial de F-1 e
a segunda dobradinha fácil da
equipe rival sendo apenas uma
questão de tempo, uma inversão na ordem dos pit stops de
Rubens Barrichello e Jenson
Button inverteu também as posições dos dois na pista.
E ofuscou a primeira vitória
da carreira de Mark Webber, já
que o principal assunto no paddock após a prova foi a possibilidade de o brasileiro ter sido
prejudicado propositadamente
-Vettel foi o segundo colocado,
e Felipe Massa, o terceiro.
"Eu perguntei o que aconteceu na nossa reunião, mas não
tive resposta", disse Barrichello. "Falou-se em corridas separadas, que o Jenson estava muito pra trás... Não vou dizer que
foi de propósito porque se disser que sim não vou ganhar nada com isso e só vai piorar minha situação na equipe."
Mas a polêmica não foi o único problema do brasileiro. Com
a dobradinha da Red Bull e seu
sexto lugar, perdeu a vice-liderança do Mundial e caiu para a
quarta posição, 24 pontos atrás
de Button, o quinto ontem.
A frustração de Barrichello
foi ainda maior por causa da bela corrida que fez. Largando em
segundo, pulou à frente de
Webber e, mesmo tendo sido
prensado contra o muro e tocado pelo australiano, conseguiu
manter a primeira colocação.
A direção da prova entendeu
que a manobra do piloto da Red
Bull foi perigosa e o puniu com
um drive through, cumprido na
14ª volta, quando Barrichello
parou para seu primeiro pit.
Como sabia que não teria como lutar de igual para igual
com a Red Bull, a Brawn apostou em uma estratégia de três
paradas para que seus pilotos
andassem mais tempo com os
carros leves na tentativa de
descontar essa vantagem.
Mas na volta à pista, Barrichello ficou preso atrás de Massa, com carro ainda mais leve, já
que ainda não havia parado.
Foram dez voltas assim, enquanto Webber apertava o ritmo na liderança. Quando o ferrarista enfim foi aos boxes, Barrichello tinha só 5s7 de folga
para o australiano, que fizera
seu pit e já era o quarto.
Nove voltas depois, o brasileiro entrou para sua segunda
parada. Um problema na mangueira de combustível fez com
que ele perdesse pelo menos
cinco segundos nos boxes, o
que acabou com suas chances
de subir ao pódio, já que, àquela
altura, Vettel vinha em segundo lugar, atrás de Webber.
"Era impossível vencer, mas
com os pits da maneira certa eu
seria terceiro", falou o piloto da
Brawn. "Só queria entender,
porque se eu não tivesse perdido seis décimos no primeiro eu
teria voltado na frente do Felipe e minha corrida seria outra."
Com o problema em seu pit,
Barrichello retornou à prova
exatamente na frente de Button. Mais leve por ter parado
antes, o inglês passou a se aproximar do escudeiro e, pela lógica, teria de parar antes outra
vez. Mas não foi o que ocorreu.
Com uma volta a mais na pista, o líder do Mundial conseguiu abrir o suficiente para retornar à frente do companheiro
e garantir o quinto posto.
"Simplesmente não tínhamos como ganhar da Red Bull
hoje [ontem]", afirmou Brawn.
"Sem dúvida foi uma corrida
decepcionante para nossa equipe toda apesar de termos conseguido marcar alguns pontos e
minimizar o estrago na disputa
pelo campeonato."
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