São Paulo, terça-feira, 13 de julho de 2010

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Título leva dor de cabeça a espanhóis

Empresas prometeram vantagens a clientes em caso de vitória da "Roja"

ROBERTO DIAS
EM BARCELONA

O resultado de anteontem causou dor de cabeça não só em holandeses mas também em muitos espanhóis.
Antes da Copa, foram lançadas muitas promoções que condicionavam o reembolso das compras ao título da "Roja". Os problemas começaram já no primeiro dia após a conquista, com a Toshiba.
Consumidores reclamam que a fabricante se nega a cumprir o prometido em caso de vitória: devolver o dinheiro dos seus modelos mais caros de televisores e laptops que foram comprados até a véspera da abertura da Copa.
Advertida pela Facua, uma associação de consumidores, a Toshiba respondeu que só tem direito à devolução quem se registrou antes em seu site, como exigia o regulamento. A explicação não convenceu a associação de consumidores, que argumenta que a regra não estava suficientemente clara.
As vendas relacionadas a essa promoção estavam estimadas em 20 mil aparelhos -e a Toshiba havia contratado seguro, como é habitual nessas promoções.
Antes dos problemas de ontem, quem mais preocupa a Facua eram pequenas empresas, que, em sua opinião, "se aventuraram sem medir suficientemente as consequências". Mas nem todas as grandes corporações contrataram seguro para bancar suas promoções da Copa.
Foi o caso do banco Banesto, que avaliou que o custo da apólice não valia o risco.
Mesmo sem seguro, o banco, que pertence ao Santader e é um dos patrocinadores oficiais da seleção, abriu antes do Mundial um depósito especial, que terá sua remuneração elevada de 3% para 4% anuais com o título.
O título custará pelo menos 10 milhões adicionais ao Banesto, que diz não estar arrependido da promoção -o banco recebeu depósitos superiores a 1 bilhão.
Já no caso do Carrefour, a vitória espanhola tornou válidos 10 mil cupons de 100 que poderão ser usados em compras a partir de amanhã.
Melhor sorte teve uma empresa alemã, a Media Markt, cujo slogan é "Eu não sou bobo". Ela incluiu uma cláusula extra em sua promoção: seu anúncio condicionava a devolução do dinheiro a vitórias da Espanha também em todas as partidas da primeira fase. Livrou-se do risco logo no primeiro jogo, quando o time perdeu para a Suíça.


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