São Paulo, quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NATAÇÃO

Velocistas duelam pelo ouro e por recorde nos 100 m livre

Em busca da glória individual, marca mundial cai duas vezes nas semifinais

DA ENVIADA A PEQUIM

A queda do recorde mundial dos 100 m livre três vezes nesta Olimpíada antes mesmo da disputa da final deram uma amostra do alto nível que a prova deve ter na noite de hoje. A largada deve acontecer às 23h53.
Os Jogos Olímpicos de Pequim começaram com a melhor marca da prova mais tradicional da natação nas mãos do francês Alain Bernard (47s50).
Um novo recorde foi estabelecido logo no revezamento 4 x 100 m livre. Eamon Sullivan, abrindo a prova para os australianos, conseguiu 47s24.
Bernard, que além do recorde também perdeu a medalha de ouro do revezamento para a equipe americana, mostrou-se recuperado do baque e na primeira semifinal, ontem, retomou sua marca (47s20).
Seu novo reinado, porém, durou poucos minutos. Na seqüência, Sullivan caiu na água e completou a prova em 47s05.
Nesse contexto, o brasileiro César Cielo, que chegou a Pequim cotado para subir ao pódio, é até agora coadjuvante.
Na abertura da equipe brasileira nas eliminatórias do revezamento 4 x 100 m livre, estabeleceu novo recorde sul-americano, com 47s90.
Ontem, nadando na mesma série de Bernard, não conseguiu melhorar o tempo e terminou em quinto, com 48s07.
Antes mesmo da segunda série, o brasileiro chegou a lamentar a não classificação para a final. Sua marca, porém, foi 4 centésimos mais rápida do que a do italiano Filippo Magnini e lhe garantiu o oitavo tempo e a raia oito na final de hoje.
Uma mostra da evolução da prova é que o tempo de Cielo é menor do que o registrado pelo holandês Pieter van den Hoogenband quando conquistou o ouro em Atenas-04 (48s17).
O veterano holandês de 30 anos conseguiu ontem o terceiro tempo das semifinais (47s68), e mantém o sonho de se tornar o primeiro nadador a ganhar a mesma prova três vezes seguidas. (MARIANA LAJOLO)


Texto Anterior: Márcio e Fábio Luiz dão ao país primeiro revés na areia
Próximo Texto: Thiago tenta avançar em sua principal prova hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.