São Paulo, quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Onda de palpites


Temporada europeia aponta para a quebra de inúmeros tabus, pelo menos essa é a aposta do velho "Pai Bubu"


RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

DESDE a década passada, criei o hábito de dar palpites para a temporada europeia na coluna. Antes, até conferia o que acertava e errava. Depois, parei. Fui acusado por amigos de dar palpites diferentes em outros lugares além deste espaço para ter mais chance de acerto, mas isso não passa de intriga da oposição. O que você vai ler aqui vai comigo até a Copa. Eu prometo.
Começo pelas coisas mais fáceis. O Ajax sairá da fila na Holanda. Desde 2004 o meu querido de Amsterdã não leva a taça. Começou bem neste ano (sem Van Basten em campo e fora dele), diferentemente dos rivais. Na França, Olympique de Marselha. Investiu mais (Lucho González, Morientes, Heinze...) e está louco para ser reverenciado pela primeira vez desde 1992. Em Portugal, o Benfica é mais Brasil (Ramires e Keirrison) e Argentina (Saviola), e o Porto é menos Brasil (tchau Ibson) e Argentina (adeus Lucho González e Lisandro López). O popular clube lisboeta, campeão da Eusébio Cup (melhor Copa Eusébio), conquistará a taça que não fatura desde 2005.
Na Alemanha, a razão fala Bayern, que investiu mais (até no Van mala Gaal), e o coração diz Wolfsburg, que joga mais legal (vai Grafite!). Não vou com nenhum deles. A empáfia derrubará o time de Munique, e a Copa dos Campeões atrapalhará o detentor do título. Chuto no Stuttgart, que não vence desde 2007.
Na Espanha, onde qualquer um tem 50% de chance de acertar o campeão nesta temporada, fico com o Real Madrid. Com Kaká e Cristiano Ronaldo, o tirambaço será dado na Champions League, mas acertará na Liga. O Barcelona, calma, será encantador quase todo o tempo. ""Só"!
Na Inglaterra, é hora do Liverpool, seu primeiro título na Premier League. Concorrência mais fraca e/ou mexida ajudam a sair da fila (1990!!).
Não sei se você reparou, mas até agora não teve bicampeão. Quebrar tabu é o espírito da temporada. Mas faltou a Itália, da Inter, de José Mourinho... Veremos o primeiro penta desde o lendário Torino dos anos 40.
Copa dos Campeões? Chelsea, um londrino! Liga Europa? Roma, a primeira campeã! A Copa? Inglaterra!

MUNDIAIS DE BASE
O domínio brasileiro no torneio que é considerado o Mundial sub- -15 (antes, sub-14) é avassalador. Em 13 edições, são sete títulos de times do país. O São Paulo, treinado por Bruno Petri (filho de Roberto Petri, o maior especialista em futebol argentino no Brasil), ganhou o seu bicampeonato com um 3 a 1 no Werder Bremen. Resta saber agora quando a Fifa vai organizar ou oficializar Mundiais de Clubes de base. E quando, claro, começarão as discussões do tipo "o Mundial que seu time ganhou não era da Fifa".

CRAQUES DA BASE
O Inglês começa no sábado, mas Wilshere, 17, já começou. Come on!

rodrigo.bueno@grupofolha.com.br

Texto Anterior: F-1: Schumacher afirma estar frustrado
Próximo Texto: O que ver na TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.