São Paulo, sábado, 13 de setembro de 2008

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MOTOR

Muda tudo


Ao renovar com Raikkonen, Ferrari valoriza Alonso, dá um alerta para Massa e muda um futuro criado pelo paddock

FÁBIO SEIXAS
EDITOR-ADJUNTO DE ESPORTE

"A FERRARI anuncia que estendeu o seu acordo com Kimi Raikkonen até o fim da temporada de 2010. Assim, a dupla de pilotos continuará inalterada pelas próximas duas temporadas."
E assim, também, a Ferrari desmontou ontem, em Monza, tudo o que o paddock imaginava sobre o cenário da F-1 para os próximos anos.
Era daqueles fatos-esperando-para-serem-anunciados a crença de que Alonso faria um 2009 tampão numa equipe qualquer e que em 2010 formaria dupla com Massa na Ferrari. Raikkonen, então, seria um aposentado, curtindo a vida adoidado com seu iate de 10 milhões.
O "As", da Espanha, chegou a cravar o acerto do bicampeão com Maranello... Tudo foi pro espaço.
E agora? Há algumas respostas.
A primeira é que o espanhol teve o passe loucamente valorizado. É dele a opção de ficar ou não na Renault na próxima temporada. E obviamente o interesse de BMW e Honda por um Alonso multianual é maior do que por um provisório.
As opções estão propositalmente em ordem de possibilidade. Dinheiro, todas têm. A Renault leva vantagem por já ser a casa do espanhol e por ter feito o que fez em 2005 e 2006. A BMW ainda não fez muito, mas é a equipe em ascensão da vez -lembrando a Renault de 2003, a primeira guiada por Alonso. A Honda... Bem, a Honda só tem dinheiro mesmo, mas talvez o seduza com uma proposta indecente.
O "timing" do anúncio ajuda a formar a resposta sobre Raikkonen. Cinco dias após Baldisseri se negar a proclamar Massa primeiro piloto, o pretenso escudeiro tem o contrato renovado. Então vai à pista e crava o melhor tempo. Parece nítido o desejo da Ferrari de injetar ânimo no atual campeão. Spa pode não ter sido a última chance.
E Massa? Para ele, desde 2007 com contrato até 2010, só muda a perspectiva para os próximos anos. Perspectiva mais tranqüila, diga-se. Para agora, a melhor tática é não esperar ajuda nenhuma. Tem funcionado. Exigir publicamente tratamento melhor da Ferrari, sabemos, não funciona.

BARREIRA-1
A Lotus já foi perseguida. A Benetton já foi perseguida. A Ferrari já foi perseguida. O alvo atual, desde o Stepneygate, no ano passado, é a McLaren. Hamilton mereceu ser punido, mas só o foi por ser funcionário de Dennis. A perseguição atrapalha, claro, mas não é intransponível. Não para os gênios. A ver.

BARREIRA-2
A Stock faz hoje em Londrina a última corrida de classificação para o playoff. O playoff, então, será definido hoje? Não, claro que não, estamos nos domínios da CBA. Só na sexta, no STJD, que demorou 107 dias para julgar o caso das punições de Brasília em primeira instância.

fseixas@folhasp.com.br



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