São Paulo, domingo, 13 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Pai" de musas da axé music embala rival

DA REPORTAGEM LOCAL

O Vitória, que retornou da Série C à elite do Brasileiro, conquistou o tricampeonato baiano, classificou-se à Sul- -Americana e hoje tem o Palmeiras como rival, deve muito dessa reação à axé music.
Descobridor e empresário de Ivete Sangalo e Daniela Mercury nos primórdios de suas carreiras, quando cantavam em barzinhos, Jorge Sampaio, 51, presidente do clube, explica que foi naquela época que conquistou know- -how em paixões populares, ""como é o futebol".
""Ivete e Daniela começaram comigo aos 21 anos, dava para perceber que eram artistas fantásticas. A experiência me ajudou, música e futebol são áreas que movimentam multidões", diz Sampaio, que trabalhou com Ivete e Daniela por, respectivamente, sete e cinco anos.
Coincidentemente, as cantoras torcem pelo Vitória.
A boa campanha por trás de outro tipo de palco não espanta uma das pupilas famosas. ""Não me surpreendeu, ele [Sampaio] sempre foi muito obstinado, muito competente", disse Ivete. ""Fico orgulhosa, sei o quanto é difícil ser dirigente de um clube no qual todos os torcedores são treinadores."
Se Sampaio tem um olho clínico para detectar talentos musicais, é difícil imaginar motivo para que trocasse o showbiz pelos estádios.
""O que você acharia se sua casa fossem aviões e hotéis e sua rotina fosse trocar o dia pela noite? Se hoje estivesse em Florianópolis e amanhã acordasse em Macapá, e assim por diante?", retrucou, ao ser questionado sobre a razão de ter trocado uma área de atuação por outra.
O dirigente é o primeiro a admitir que a situação financeira do Vitória não pode ser considerada ideal no momento. Ele aponta, no entanto, que houve progressos.
""Os pagamentos de jogadores e comissão técnica deixaram de atrasar, e a dívida do clube é hoje três ou quatro vezes menor do que quando assumi, de cerca de R$ 18 milhões, se não considerarmos a parte fiscal já equacionada pela [loteria] Timemania."
Sampaio se encontra dividido entre a paixão pela arte e pelos gramados de futebol.
""Sinto vontade de voltar a fazer algo ligado à área artística, mas não como na época em que estava com Ivete e Daniela. Talvez com teatro, algo mais intimista", explica. ""Mas, se tiver de escolher entre o futebol e a música, fico com o futebol. Acho que desta vez fui mordido de vez pelo bichinho do futebol." (EO)


NA TV - Vitória x Palmeiras
Band (para SP) e Globo, ao vivo, às 16h


Texto Anterior: Respiro: Palmeirenses pedirão adiamento de partida à CBF
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.