São Paulo, domingo, 13 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Force India surpreende novamente e larga na 1ª fila

DA ENVIADA A MONZA

Penúltima colocada no Mundial de Construtores, a Force India foi ontem, pela segunda etapa consecutiva, a surpresa do treino de classificação.
Depois da histórica pole position conquistada por Giancarlo Fisichella em Spa-Francorchamps, há duas semanas, desta vez quem brilhou foi Adrian Sutil. Ele assegurou o segundo lugar no grid de largada para o GP da Itália, que ocorre hoje, às 9h (de Brasília).
O campeão Lewis Hamilton, da McLaren, sai em primeiro.
"Quando você está andando no pelotão de trás por dois anos é difícil encontrar uma motivação", afirmou Sutil logo após conquistar a melhor colocação de largada desde que estreou na categoria, em 2006. Antes disso, o melhor posto havia sido um sexto, na Alemanha-2009.
"Você acaba esquecendo como é bom dirigir na frente, de como é gostoso guiar com um sorriso no rosto", completou o piloto alemão, que marcou somente um ponto na F-1.
Na categoria desde 2008, a Force India introduziu novo pacote aerodinâmico em seus carros em Valencia (Espanha).
Na etapa seguinte, na Bélgica, ele começou a surtir efeito. Além da pole position, Fisichel--la chegou em segundo na corrida e deu ao time seus primeiros pontos no Mundial.
Mas Sutil sabe que não será fácil repetir hoje o excelente resultado do ex-companheiro italiano, agora na Ferrari e atrás no grid, por dois motivos.
O primeiro é o fato de tanto o carro de Hamilton como o de Kimi Raikkonen e Heikki Kovalainen (terceiro e quarto) possuírem o Kers. Em Monza, o sistema que confere mais potência ao motor dá uma vantagem bem significativa.
"Vi o que aconteceu na Bélgica com o Fisichella [foi ultrapassado por Raikkonen e não conseguiu retomar o primeiro lugar, apesar de estar mais veloz] e sei que não vai ser fácil."
A outra preocupação é o fato de as duas equipes que lutam pelo Mundial, Brawn GP e Red Bull, não estarem nas duas primeiras filas. Isso indica que elas devem tentar uma estratégia de apenas um pit stop.
"Precisamos esperar a corrida, mas até lá quero aproveitar cada momento", falou Sutil.


NA TV - GP da Itália
Globo, ao vivo, às 9h


Texto Anterior: Incerteza: Barrichello fica em quinto, mas pode trocar câmbio
Próximo Texto: Paulo Vinicius Coelho: O Morumbi e a Copa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.