São Paulo, segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Reviravolta

Vitória do ferrarista Fernando Alonso , abandono de Lewis Hamilton e dia ruim da Red Bull embolam Mundial de Pilotos da F-1

GP da Itália
1º F. Alonso 1h16min24s572
2º J. Button 1h16min27s510
3º F. Massa 1h16min28s795

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A MONZA

"Nunca pensei que pudesse ser tão bom", desabafou Fernando Alonso pouco depois de deixar o pódio de Monza, ovacionado por um mar de torcedores.
Não era para menos. Afinal, desde 2006 um piloto Ferrari não vencia o GP da Itália. E o colega Felipe Massa também estava no pódio, na terceira posição.
E, para completar a alegria dos tifosi, o resultado embolou ainda mais o Mundial de F-1 faltando apenas cinco etapas para o encerramento (só 24 pontos separam o líder, Mark Webber, do quinto colocado, Sebastian Vettel).
"Claro que um resultado como este em casa nos dá ainda mais motivação para seguir na disputa, ainda mais porque vimos que uma corrida pode mudar completamente o rumo do campeonato", falou o espanhol, que reduziu a 21 pontos sua diferença para a liderança.
Alonso, na verdade, foi ajudado por uma combinação de resultados ontem.
Então líder do campeonato, Lewis Hamilton não terminou a prova. Depois de um toque com Massa, pouco após a largada, ele abandonou com sua McLaren.
"Acabei ficando perto demais do Felipe e nos tocamos. Acho que exagerei e depois não tinha mais nada a fazer", afirmou Hamilton.
Jenson Button, que na última corrida não havia pontuado ao ser atingido pelo Red Bull de Sebastian Vettel, teve mais sorte na Itália. Foi o segundo e aproximou-se dos líderes do Mundial.
Na verdade o piloto inglês teve uma boa chance de vencer a corrida, não tivesse feito seu pit stop na hora errada. O atual campeão mundial largou bem e pulou da segunda posição no grid para a ponta, deixando Alonso para trás.
Apesar da pressão do ferrarista, Button manteve-se na ponta até seu pit stop, na 36ª volta. Parou uma volta antes do espanhol, que, com uma troca de pneus mais rápida, acabou ganhando o primeiro lugar nos boxes.
"Foi uma corrida mentalmente muito desgastante, com o Fernando na minha cola na maior parte do tempo. Sabia que se errasse uma curva seria um pesadelo", disse Button.
Liderança tomada, bastou a Alonso manter a calma até receber a bandeirada para vencer pela 24ª vez na carreira, a segunda em Monza.
"Sem dúvida desta vez foi muito melhor. Da outra, ouvi muitos xingamentos", falou Alonso, rindo, sobre o triunfo de 2007, quando corria pela McLaren. "Agora foi uma sensação incrível, que só se compara a minha vitória em Barcelona, em 2006. Estar no pódio pela Ferrari aqui em Monza foi um bom choque."


Texto Anterior: Chuva adia final masculina para hoje
Próximo Texto: Frases
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.