São Paulo, terça-feira, 13 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mano tenta fazer sombra a europeus

SELEÇÃO
Com elenco 'brasileiro', treinador busca opções na defesa


MARTÍN FERNANDEZ
ENVIADO ESPECIAL A CÓRDOBA

A seleção brasileira já tem um ataque feito em casa. Amanhã, o técnico Mano Menezes começa a testar um sistema defensivo caseiro.
Argentina e Brasil fazem confronto com suas seleções locais em Córdoba. Daqui a duas semanas, em Belém, será realizado o segundo jogo da série, que vale o troféu Superclássico das Américas.
As duas seleções têm apenas jogadores que atuam em seus respectivos países.
Para o treinador brasileiro, é uma chance de fazer testes e descobrir alternativas, sobretudo do meio para trás.
Como ficou claro no último amistoso, contra Gana, na semana passada, Mano tem um trio de ataque definido, Ronaldinho, Neymar e Leandro Damião, que certamente será titular de novo amanhã.
Falta achar um substituto para Paulo Henrique Ganso, que, na seleção, ou joga mal, ou se machuca, ou vive as duas situações. Mano o deixou no banco no amistoso contra a Alemanha, há um mês.
Na semana passada, o meia do Santos ficou apenas oito minutos em campo -sofreu lesão muscular e só volta em pelo menos um mês.
Nas outras sete posições, os titulares são jogadores que atuam na Europa. Buscar alternativas que façam sombra a esses medalhões é um dos objetivos desta sequência de jogos contra a Argentina.
É notória a ansiedade de quem espera pela primeira chance de começar um jogo como titular da seleção.
"Acho que está chegando minha hora, minha vez", disse o goleiro Jefferson, do Botafogo, que esteve em quase todas as convocações de Mano, mas sempre foi reserva de Victor ou Júlio César.
São dez os novatos chamados por Mano para enfrentar a Argentina. Para o segundo jogo, o treinador vai fazer uma nova convocação.

META OLÍMPICA
As duas partidas contra os argentinos também vão servir para Mano observar de perto jogadores com idade olímpica -são nove, entre os 24 que estão em Córdoba.
Os Jogos de Londres-2012 são o próximo desafio do técnico da seleção. Por isso, Mano começa a dar quilometragem na equipe principal a garotos que foram campeões do Mundial sub-20, como Danilo, Casemiro e Oscar.
Os outros "olímpicos" que foram convocados por Mano Menezes são o goleiro Rafael, o lateral direito Mario Fernandes, o volante Bernardo, o meia Lucas e os atacantes Neymar e Leandro Damião.


Texto Anterior: Lúcio Ribeiro: O craque da rodada
Próximo Texto: Time faz treino leve após chegada tardia
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.