São Paulo, sábado, 13 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pacquiao desafia rival desleal

BOXE
Melhor lutador do mundo disputa cinturão em 8ª categoria de peso contra mexicano


EDUARDO OHATA
DO PAINEL FC

O melhor boxeador da atualidade, o filipino Manny "'Pacman' Pacquiao, 31, enfrenta na madrugada de domingo o lutador mais sujo em atividade, o mexicano Antonio Margarito, no estádio do Dallas Cowboys, nos EUA.
O duelo vale o cinturão do Conselho Mundial de Boxe na categoria dos médios-ligeiros. Se vencer, Pacquiao terá conquistado títulos em oito categorias de peso. A luta será transmitida no Brasil por meio de pay-per-view.
Margarito ganhou a pecha de ""vilão" quando flagraram seu técnico aplicando reboco sobre as suas bandagens antes do duelo com o americano ""Sugar" Shane Mosley.
Foi obrigado a tirar o reforço, que ficaria escondido sob as luvas, e perdeu o cinturão para Mosley. Foi julgado, teve a licença cassada e ficou impedido de lutar nos EUA.
Não pegou bem quando desafiou a determinação das comissões atléticas dos EUA e fez sua luta de retorno no México, onde a jurisdição norte-americana não alcança. A sua atitude foi interpretada como um desrespeito.
O promotor do mexicano, Bob Arum, entrou em saia justa ao defender Margarito. Um outro contratado de Arum, Miguel Cotto, que fora surrado pelo mexicano, disse acreditar que também quando o enfrentou Margarito usava reboco sob as luvas.
Como se não bastasse tudo isso, Margarito protagonizou episódio de mau gosto nesta semana dirigido ao técnico de Pacquiao, Freddie Roach, que tem o Mal de Parkinson.
A equipe de Margarito repassou para sites de internet vídeo no qual o boxeador aparece tremendo. A seguir, um colega fala ""Manny Pacquiao" de uma forma gaguejante, semelhante a Roach.
E outro membro da equipe diz, ""esse é Freddie Roach".
A ""brincadeira" atraiu a ira de Roach, que deixou a diplomacia de lado e comentou que ""isso só mostra o tipo de pessoa que é Margarito".
Após a repercussão, Margarito disse que apareceu tremendo para ironizar Pacquiao, como a mostrar que estava com medo. Mas não justificou o fato de terem chamado o colega que gaguejava pelo nome do treinador.
O vídeo foi retirado do ar.
Pacquiao, que aposentou a estrela Oscar de la Hoya, tem 51 vitórias, 38 nocautes, 3 derrotas e 2 empates. O filipino vem de sequência impressionante de vitórias sobre rivais de renome. Margarito, 32, tem 38 vitórias, 27 por nocaute, e 6 derrotas.
Em uma das preliminares, o cubano Guillermo Rigondeaux, que tentou desertar no Pan-07, no Rio, disputa o título interino supergalo da Associação Mundial de Boxe.


Texto Anterior: NBA: Ala joga protetor bucal na torcida e é punido
Próximo Texto: Filipino Pacman conciliará luvas e vida política
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.