UOL


São Paulo, sábado, 13 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Técnico vai contar bastidores da trajetória vitoriosa do clube em 2003

Luxemburgo anuncia livro sobre sucesso cruzeirense

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O treinador Wanderley Luxemburgo anunciou que vai contar em um livro, a ser lançado em 2004, os bastidores do título inédito de campeão brasileiro conquistado pelo Cruzeiro e a trajetória do time neste ano.
"É importante mostrar como foi essa temporada vitoriosa. Que isso possa servir de espelho, que o público saiba o que fizemos", disse Luxemburgo, ao acrescentar que muitas "pequenas decisões" se mostraram valorosas para o trabalho desenvolvido.
"Foram decisões tão pequenas naquela hora, mas que, depois, tiveram sua importância revelada para a campanha", disse.
São essas "pequenas decisões", o envolvimento de todos no clube, o planejamento montado e outras coisas que "passam despercebidas" que ele quer mostrar em livro, a ser escrito com a ajuda de um jornalista a ser escolhido.
O treinador já está gravando depoimentos que servirão como base para que seja contada a história do Cruzeiro que ajudou a criar.
Além desse livro, Luxemburgo disse que quer escrever sobre sua história no esporte, mas que ainda sente o projeto prematuro.
"Eu tinha a idéia de lançar um livro sobre a minha trajetória no futebol, mas ainda não acho que seja o momento. Trouxeram-me a idéia de fazer como a França após a Copa do Mundo de 98, de mostrar como foi feito o trabalho. Topei", explicou o treinador.
O Cruzeiro foi campeão brasileiro por antecipação. Soma 97 pontos e, amanhã, pode chegar aos cem, se vencer o Bahia, em Salvador -tem 11 pontos sobre o vice-campeão, o Santos.
Além disso, o Cruzeiro conquistou também a Copa do Brasil, sendo o único time a vencer, no mesmo ano, as duas principais competições promovidas pela CBF. No início do ano conquistou ainda o Campeonato Mineiro.

Bronca
O presidente do Cruzeiro, Alvimar Perrella, anunciou ontem que é "muito difícil" o clube contratar o atacante Grafite, do Goiás, por causa da "molecagem" do procurador do jogador. Segundo o dirigente, Gustavo Feijó assinou um pré-contrato anteontem e, 24 horas depois, enviou um fax aumentando os valores negociados em 40% -o Cruzeiro pagaria salários e mais R$ 1 milhão.
Perrella também disse que pediu aos advogados do clube que estudem se é possível interpelar judicialmente o técnico do Santos, Emerson Leão. O treinador teria insinuado, a um portal da internet, que o clube mineiro foi campeão apenas porque comprou juízes ao longo do Brasileiro.
"Isso é dor-de-cotovelo de quem foi derrotado duas vezes pelo Cruzeiro. Ele [Leão] disse que o Cruzeiro compra tudo, insinuando a arbitragem. Eu acho que ele tem que ter mais responsabilidade pelo cargo que ocupa."


Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: São Paulo faz acerto com o meia Danilo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.