|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
F-1 quer cortar até número de voltas
FIA prevê redução de custos em até 30% e põe fim ao reabastecimento e ao aquecimento de pneus a partir de 2010
Já em 2009, motores terão de durar três provas -limite de oito por piloto- e serão mais baratos; equipes não poderão fazer treino privado
DA REPORTAGEM LOCAL
Para reduzir os gastos de suas
escuderias em até 30%, a F-1
mexeu principalmente nos motores para a temporada de
2009. Para 2010, no entanto,
aprovou mudanças que podem
mudar a cara da categoria, como o fim do reabastecimento.
Com apoio da Fota (Associação das Equipes de F-1), a FIA
anunciou ontem alterações severas nas regras do Mundial,
aprovadas por seu Conselho
Mundial. Reação ao anúncio da
Honda, que, na semana passada, colocou seu time à venda e
mostrou que a crise econômica
não pouparia a categoria.
As mudanças mais imediatas
atingem os propulsores. A partir do ano que vem, cada piloto
poderá usar oito motores por
temporada (mais quatro para
treinos). Terão de durar três
corridas, e o giro será limitado a
18.000 rpm. O custo de peças
para equipes independentes
serão reduzidos em 50%.
A idéia de motores padronizados, a mais polêmica, não foi
aprovada totalmente. Mas, a
partir de 2010, uma empresa
independente, que deve ser a
Cosworth, poderá vender os
propulsores a menos de 5 milhões (cerca de R$ 16 milhões).
As montadoras poderão seguir
fabricando seus propulsores. E
os motores usados em 2010 terão de continuar em ação pelas
duas temporadas seguintes.
Os times também terão menos tempo para verificar o desempenho dos carros. Os testes
serão limitados apenas aos fins
de semana das corridas.
"Acho que provavelmente
esse é o primeiro passo da F-1
para se salvar. O que é importante nessas mudanças é que,
quando você andar no pit lane,
sentar na arquibancada ou ver
pela TV, não notará diferença.
Será a F-1 que conhecemos, só
que mais barata", disse o presidente da FIA, Max Mosley.
Com as mudanças esportivas
previstas para 2010, no entanto, as corridas não serão exatamente como as de hoje. A começar pelas estratégias, já que
não será mais permitido o reabastecimento dos carros durante as corridas nem o aquecimento dos pneus antes da largada. Os sistemas de telemetria
e rádio serão padronizados.
Está em estudo também as
reduções do número de voltas e
da duração das provas.
Além das propostas já aprovadas para as próximas temporadas, a FIA também fará pesquisa de mercado para verificar
a aceitação de um novo sistema
de pontuação para o campeonato. Ao invés dos pontos usados hoje, os pilotos seriam classificados como no quadro de
medalhas olímpico. Também
pode haver mudança no sistema de classificação.
"Estima-se redução de 30%
nos gastos das equipes e muito
mais para as independentes",
afirmou a FIA em comunicado.
As alterações propostas na
F-1 devem levar também à redução dos quadros das equipes.
Uma das medidas que será adotada em 2009 é o compartilhamento de informações sobre
pneus e combustíveis.
As fábricas terão de fechar as
portas por seis semanas por
ano, para atender a legislação
de seus países. E pode haver redução no número de pessoas
que trabalham durante as corridas -hoje cada time envolve
até 1.000 profissionais.
Com agências internacionais
Texto Anterior: Importação: Clube acerta com zagueiro argentino por dois anos Próximo Texto: Frase Índice
|