São Paulo, sábado, 14 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Melhor ataque turbina o Palmeiras

Líder e com 100% de aproveitamento, time tenta ampliar hoje marca de 17 gols neste Estadual, a melhor do clube na década

Índice anterior pertencia a times de 2001, 2004 e 2006, que balançaram as redes 13 vezes cada um nos seis primeiros jogos pelo torneio

RENAN CACIOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Não basta ter uma campanha irretocável até aqui. O Palmeiras que tenta hoje manter os 100% de aproveitamento na temporada diante do Paulista, no Pacaembu, arranca com o seu melhor ataque na década.
O time já marcou 17 gols em apenas seis partidas pelo Estadual, quase a metade dos 36 tentos que a equipe campeã em 2008 anotou em todos os 19 confrontos da primeira fase.
Desde 2001, a melhor artilharia do clube nesse mesmo número de jogos pelo campeonato fora nas edições de 2006, 2004 e 2001. Em cada uma delas, a equipe marcou 13 vezes em seus seis primeiros duelos.
O setor ofensivo palmeirense não iniciava uma campanha tão boa no torneio desde 1997, quando nessa mesma quantidade de jogos o ataque formado por Viola e Luizão balançou 21 vezes as redes adversárias.
Um ano antes, o famoso time dos 102 gols, que se sagrou campeão estadual, marcou 22 vezes, tendo a dupla Luizão e Müller na linha de frente.
A parceria do momento é composta por Keirrison, que já deixou sua marca cinco vezes na competição, e Willians, que ainda não fez o seu.
Ambos não irão jogar hoje porque integram o grupo que embarcou anteontem para o Equador, onde o Palmeiras se concentra para enfrentar a LDU na próxima terça-feira, na estreia do time na fase de grupos da Taça Libertadores.
Em compensação, entre os reservas que representarão o clube na oitava rodada do Paulista estará outro goleador do time em 2009, o atacante Lenny. Ele também já marcou cinco gols no campeonato.
"O importante é que a gente não tem ficado tranquilo. Se está 3 a 0, por que não fazer o quarto gol? Temos essa ambição", afirmou o jogador.
No confronto anterior, em que o Palmeiras utilizou seus reservas -o grupo principal estava na Bolívia treinando para pegar o Real Potosí, pela primeira fase da Taça Libertadores-, o camisa 19 fez os três gols da vitória por 3 a 2 sobre a Ponte Preta, em Campinas.
"É muito bom saber que o seu esforço vem sendo recompensado. Tiveram paciência comigo, e eu sempre quis retribuir isso", completou o atacante, que em 2008 não marcou nenhuma vez em 33 partidas.
Somadas as oito apresentações do clube no ano -contando as duas pela Libertadores-, o Palmeiras já fez 24 gols. Não passou nem um jogo sequer sem marcar, sendo que apenas na estreia do Estadual, ante o Santo André, o placar (1 a 0) teve menos do que dois gols favoráveis ao time alviverde.
O curioso é que o Palmeiras não figura no top 3 do Datafolha nem entre os times que mais finalizam nem entre os mais afiados na pontaria. Em ambos os fundamentos, a equipe aparece na quarta posição.
Hoje, Lenny deverá ter a companhia de Marquinhos no ataque. No gol, Marcos retorna ao time titular após quatro partidas fora por conta de uma lesão muscular na coxa direita.
O duelo será no Pacaembu porque no Parque Antarctica haverá eleição para o Conselho Deliberativo do Palmeiras.


Texto Anterior: Caso Tardelli: STJD isenta clube e juiz, mas ainda pode punir Del Nero
Próximo Texto: Xodó: Volante Souza, 20, conquista primeira chance entre os titulares
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.