São Paulo, sábado, 14 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mano põe Ronaldo em repouso

Atacante está fora até do banco do Corinthians no jogo de amanhã, contra o Santo André, no ABC

Treinador corintiano afirma ser necessário se preocupar com o risco de o Fenômeno, ainda fora de forma, sofrer com contusões musculares

PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

A "Ronaldomania" está temporariamente suspensa. Depois de quase um mês, o camisa 9 do Corinthians sai de cena e não estará num jogo do time.
Mano Menezes anunciou que não levará o atacante para o jogo de amanhã contra o Santo André, no estádio Bruno José Daniel. Ronaldo não ficará nem no banco de reservas e está liberado até da concentração do elenco para o confronto.
"Não vou relacioná-lo. Isso está dentro daquilo que a gente vinha fazendo", afirmou o treinador corintiano após o treino de ontem no CT do Parque Ecológico do Tietê.
Mano explicou que o principal motivo para interromper a sequência de aparições de Ronaldo em campo depois de três jogos é a necessidade de poupar o centroavante para prevenir lesões musculares.
"Precisamos ter conhecimento técnico para utilizá-lo e sermos profissionais com essas questões. Se algo acontecer fora daquilo que a gente quer, sou eu que vou ser criticado", declarou. "Daria para termos deixado-o em campo 90 minutos no último jogo, mas tem que ter sensibilidade para não correr riscos desnecessários."
Segundo o comandante corintiano, para a decisão de excluir Ronaldo do jogo contra o Santo André foi levado em conta o histórico do atleta em suas outras recuperações, quando ele sofreu com contusões musculares. "Lesão não é um bicho-papão que fica na nossa frente, mas a gente aprende com a trajetória de cada atleta", declarou Mano. "Talvez lá atrás a empolgação tenha passado um pouquinho do ponto", ressaltou.
Ronaldo está liberado da concentração e de acompanhar a delegação corintiana até o ABC paulista. O jogador, no entanto, deverá treinar hoje em dois períodos, da mesma maneira que vinha fazendo antes de estrear em Itumbiara, em jogo da Copa do Brasil.
"Nós não precisamos aumentar a carga de trabalho. Ele vai trabalhar normalmente. No domingo, não. Mas ele vai fazer um trabalho quando o restante do grupo já estiver concentrado", afirmou Mano.
O treinador explicou ainda que a estratégia de poupar Ronaldo de alguns jogos deverá ser adotada outras vezes, mas sem uma periodicidade definida. De acordo com o técnico, essa é uma medida necessária para que o camisa 9 possa perder mais alguns quilos, entrar definitivamente em forma e, só a partir de então, passar a ser escalado regularmente como titular e jogar uma partida toda.
"Precisamos aproveitar esse momento de motivação alta dele para percorrer esse último momento. É difícil perder esses últimos quilos na reta final. É hora de apertar mais, de tomar mais cuidado", afirmou Mano.


Texto Anterior: José Geraldo Couto: Ronaldo na corda bamba
Próximo Texto: Desfalque: Contusão muscular faz a equipe ficar sem Elias por 10 dias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.