São Paulo, sábado, 14 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sandra Pires anuncia sua despedida das areias

Primeira brasileira campeã olímpica para em 21 de abril

DA REPORTAGEM LOCAL

A decisão já está tomada, tem data e local marcados, mas Sandra Pires prefere pensar, por enquanto, que vai tirar férias.
Aos 35 anos, a jogadora fará no dia 21 de abril, em Brasília, seu último jogo no vôlei de praia. Encerrará mais de 20 anos de uma vitoriosa carreira, recheada de títulos e feitos pioneiros. "Eu pensava em parar desde o ano passado. Acho que chegou a hora, não estava mais motivada para continuar. Acredito que vou demorar a me acostumar com a nova rotina, vou pensar com calma em coisas para fazer. Por enquanto, estou de férias", disse a atleta.
Ao lado de Jacqueline, nos Jogos de Atlanta-1996, Sandra se tornou a primeira brasileira campeã olímpica. Ela tinha só 23 anos, e era a estreia do vôlei de praia em Olimpíadas.
Em Sydney-2000, novo pódio: conquistou o bronze ao lado de Adriana Samuel.
Sandra coleciona também três títulos do Circuito Mundial (1995 e 1996, com Jacqueline, e 2003, com Ana Paula), o ouro no Mundial de Los Angeles (1997, com Jacqueline) e um bicampeonato brasileiro (1995, com Jacqueline, e 1998, com Adriana Samuel).
Graças a esses feitos, foi eleita a melhor jogadora do mundo nos anos 90 pela Federação Internacional de Vôlei. Também levou o prêmio de melhor dupla ao lado de Jacqueline.
Neste ano, aceitou proposta de Larissa para formar dupla enquanto Juliana não se recupera da operação no joelho que a tirou de Pequim-2008.
Com ela, disputou as duas primeiras etapas do Circuito Nacional e venceu o Rainha da Praia, torneio que reúne as melhores jogadoras do país -é tricampeã da competição.
"Foi um presente ganhar novamente, me senti ótima", disse ela, que deve atuar na despedida ao lado de Larissa.
Sandra, que começou a jogar no vôlei de quadra aos 14 anos e migrou para a areia aos 19, ainda não sabe o que fará na nova vida, mas tem certeza de que não aguentará ficar parada.
"Deve ser desesperador [não ter o que fazer]. Tenho várias ideias, mas ainda estou um pouco confusa. Só sei que quero voltar a estudar, aperfeiçoar o meu inglês", afirmou a jogadora, que já trancou curso em faculdade de educação física.
"Mas nem sei se quero voltar para essa área", constatou.


Texto Anterior: Italiano: Torneio volta após fiasco continental
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.