São Paulo, sábado, 14 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na areia, Massa busca renovar fôlego

Brasileiro quer conquistar a pole no Bahrein para tentar fugir da sujeira da pista, única do calendário que fica no deserto

Mesmo atrás de Raikkonen, seu companheiro de Ferrari, nos dois primeiros treinos, piloto diz que está feliz com o desempenho de seu carro


TATIANA CUNHA
DA REPORTAGEM LOCAL

Sakhir, dia 1º de março, último dia de testes da pré-temporada para as grandes equipes da F-1. Felipe Massa fecha pelo terceiro dia consecutivo os treinos coletivos em primeiro.
A boa performance no Bahrein (dos seis dias foi o mais veloz em quatro) aliada aos resultados das sessões anteriores, além do fato de ser o único dos três favoritos ao título a não ter trocado de escuderia, aumentam a cotação do brasileiro.
Hoje, 45 dias depois, o cenário é o mesmo, o circuito no meio do deserto. A situação de Massa, porém, começa a ficar incômoda. Não só no Mundial como na Ferrari, que ainda não escolheu seu primeiro piloto.
A partir das 8h (de Brasília), ele entra na pista para o treino que definirá o grid de largada da terceira etapa do campeonato, que acontece amanhã, às 8h30.
E, para manter vivas as suas pretensões, quer conquistar a pole por dois motivos. O primeiro é ter a chance de sair na frente e abrir folga na liderança da corrida -como aconteceu com Kimi Raikkonen e Fernando Alonso, ganhadores dos dois GPs deste ano- e tentar vencer pela primeira vez em 2007.
O outro motivo é a sujeira na pista. "Aqui, com certeza a diferença entre largar do lado direito ou do esquerdo é enorme", falou Massa, que fez a pole na semana passada na Malásia. "Lá não fazia tanta diferença."
"Sabemos que a pista aqui é muito suja quando se está fora da trilha, e largar do lado esquerdo [em que ficam os números ímpares do grid] é muito melhor", disse o ferrarista, sexto na tabela, 11 pontos atrás de Alonso (o líder) e com nove a menos que Raikkonen (o vice).
O espanhol concorda, mas é menos "exigente". "Seria bom largar na primeira fila, assim podemos pular na frente logo de cara. A segunda fila também não é de todo ruim porque na primeira curva há uma grande freada", explicou Alonso.
"Temos que largar nas duas primeiras filas de qualquer jeito", declarou o piloto da McLaren, equipe que lidera o Mundial de Construtores pela primeira vez desde junho de 2003, depois do GP de Mônaco.
Ontem, no entanto, nas duas primeiras sessões de treinos livres no Bahrein, quem ficou à frente foi Raikkonen. No primeiro ensaio, cravou a melhor volta em 1min33s162. No segundo, fez 1min33s527.
Massa fez o segundo tempo na primeira sessão, 0s517 atrás do companheiro de Ferrari, e o quarto tempo na segunda -chegou a rodar após o motor do Honda de Jenson Button estourar bem na sua frente. Alonso foi quarto e, depois, quinto.
Apesar de ter ficado atrás de Raikkonen, Massa se disse satisfeito. "Estou mais feliz com o carro do que estava na Malásia, especialmente nas seqüências longas de voltas. Temos tudo que precisamos para ir bem na classificação e na prova", falou.


Com agências internacionais

NA TV - Treino classificatório para o GP do Bahrein
Globo, ao vivo, às 8h



Texto Anterior: José Geraldo Couto: Condenado a jogar futebol
Próximo Texto: Culpado por morte de Senna, Head não será punido
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.