São Paulo, quinta-feira, 14 de abril de 2011 |
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Excesso de pit stops confunde equipes F-1 Maior desgaste dos pneus tem aumentado número de paradas e mudado dinâmica das corridas deste ano TATIANA CUNHA ENVIADA ESPECIAL A XANGAI Disputadas duas etapas do Mundial de F-1, pilotos e equipes ainda tentam entender a nova cara da categoria. A chegada de uma nova fabricante de pneus para esta temporada, além de trazer algumas novidades no regulamento, mudou radicalmente a dinâmica das corridas. Por isso, os treinos livres de hoje para o GP da China, neste domingo, às 4h (de Brasília), servirão para que os times conheçam um pouco mais desse novo cenário. Se até o ano passado, em condições normais, os pilotos tendiam a parar apenas uma vez nos boxes para trocar os compostos, neste ano a história é bem diferente. Em 2010, a média de pit stops por corrida -com pista seca- era de 25. Neste ano, com os pneus menos duráveis desenvolvidos pela Pirelli, essa média subiu para 54 em apenas duas provas. Isso trouxe duas consequências imediatas. A primeira é que as equipes trabalham mais pressionadas, já que, com o número de paradas maior, a tendência a cometer erros também cresce. A segunda é que fica bem mais difícil para os pilotos e seus times "lerem" as corridas de seus adversários. "Ainda temos muito a aprender porque, agora, tem muito mais coisa acontecendo durante as provas, com mais de uma parada", disse Sebastian Vettel, líder do Mundial, com duas vitórias. A situação fica ainda mais complicada para quem está nas posições intermediárias, como foi o caso de Felipe Massa no GP da Malásia, no último domingo -ele completou a corrida em quinto. "Com tantas paradas, uma hora você é o sétimo, depois cai para nono, vira sexto. É bem complicado ter uma noção clara do que está acontecendo", afirmou o ferrarista. O brasileiro foi um dos que já sofreram com o aumento de paradas. Um problema na pistola usada para trocar o pneu de sua Ferrari fez com que ele perdesse segundos a mais nos boxes e, consequentemente, a chance de lutar por pódio em Sepang. "Estamos vivendo uma nova situação na F-1, e tudo está conectado. Com mais pits, a pressão aumenta, e os erros também", disse Stefano Domenicali, chefe ferrarista. "Imagino que não seja fácil para o público entender os GPs porque até nós, das equipes, temos dificuldades." NA TV Treinos livres do GP da China 23h Sportv 2 Texto Anterior: Iphan aprova nova cobertura do Maracanã Próximo Texto: Frase Índice | Comunicar Erros |
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