São Paulo, quinta-feira, 14 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Líbero está em estado grave na UTI

VÔLEI
Stacy Sykora bateu a cabeça em acidente de ônibus com seu time


MARIANA BASTOS
DE SÃO PAULO

A líbero norte-americana Stacy Sykora, 33, está internada em estado grave na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
A jogadora sofreu traumatismo cranioencefálico no acidente de ônibus que envolveu a equipe do Vôlei Futuro, anteontem, em Osasco.
Marcela Constantino, diretora do clube, disse que foi constatado edema no cérebro da atleta, que ela está sedada e com cateter na cabeça para controlar temperatura e pressão intracranianas.
"O estado dela é grave desde ontem [anteontem]. Mas está tudo sob controle. O que nos passaram é que, desde que chegou ao hospital, ela só tem melhorado", disse.
A expectativa dos médicos, segundo a TV Globo, é a de que Sykora fique pelo menos 15 dias internada. Se isso for confirmado, ela não disputará mais a Superliga, cuja final deve ser no dia 30.
O hospital não havia divulgado boletim médico até o fechamento desta edição porque precisava de autorização da família da jogadora, que não tem parentes no Brasil.
Segundo a diretora do Vôlei Futuro, deve ser liberado amanhã um visto de emergência para que a irmã da norte-americana viaje para o Brasil para acompanhar seu tratamento em São Paulo.
Stacy foi eleita a melhor líbero do último Mundial. Com a seleção dos EUA, ela conquistou as medalhas de prata no Mundial-2002 e na Olimpíada de Pequim-2008.
A atleta foi contratada como um dos principais reforços do Vôlei Futuro para a Superliga 2010/2011.
O time de Araçatuba (527 km a noroeste de São Paulo) sofreu o acidente na ida para o ginásio de Osasco, onde disputaria o primeiro duelo da série semifinal da Superliga, contra a equipe da casa.
Sykora bateu a cabeça quando o ônibus tombou e desmaiou. Ela foi sedada e levada ao Hospital Regional de Osasco. Em seguida, foi transferida ao Sírio-Libanês.
A Confederação Brasileira de Vôlei e a Globo já se articulam para escolher uma nova data para a partida. A confederação quer que seja no início da próxima semana.
O segundo confronto válido pela série melhor de três estava marcado para o dia 23.
"Recebemos o comunicado. Não acho razoável [marcar o jogo para o início da próxima semana]. Tem jogadora que tomou pontos. Isso vai demorar no mínimo uns cinco, seis dias para cicatrizar", disse o técnico do Vôlei Futuro, William Carvalho.
Segundo seus cálculos, o time teria que jogar pelo menos sem três atletas, além de Sykora. Fabiana, que levou pontos no braço direito, e Joycinha, que cortou o supercílio, seriam prováveis desfalques. Ambas são jogadoras da seleção brasileira.
"Mas, se for essa data, não vai ter problema, vamos jogar com quem estiver bem", concluiu o treinador.


Texto Anterior: NBA: Kobe Bryant terá de desembolsar R$ 159 mil depois de xingar árbitro
Próximo Texto: Cruzeiro recebe somente multa por homofobia
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.