São Paulo, segunda-feira, 14 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rivais valorizam frutos olímpicos

Resistência de Dunga a atletas que estiveram em Pequim-08 não é vista na maioria das seleções da Copa

DOS ENVIADOS A JOHANNESBURGO

Dos 16 países que disputaram o torneio de futebol da Olimpíada de Pequim, em 2008, 14 também estão na Copa da África do Sul.
Tirando a Holanda, o Brasil de Dunga é o que mais despreza o grupo que foi para a China há dois anos.
Dos 23 convocados para o Mundial, só o zagueiro Thiago Silva e o volante Ramires, ambos reservas, estavam no elenco que fracassou na tentativa de conquistar o primeiro ouro olímpico do futebol brasileiro (levou o bronze).
A Holanda repetiu só um atleta nas duas competições. Mas dos outros 12 países, há uma variação de três a sete jogadores reaproveitados nesta Copa (a média, sem contar o Brasil, é de 4,3).
Na maioria dos concorrentes, os jogadores que foram a Pequim são protagonistas ou titulares agora, como os argentinos Messi, Mascherano e Romero, o marfinense Kalou, o nigeriano Obinna e o camaronês Song Billong.
Até a Itália, com uma base cheia de veteranos, resgatou para o Mundial quatro atletas que atuaram na China.

ESQUECIDOS EM ALTA
Dunga nega qualquer episódio que tenha feito a seleção da Olimpíada entrar em desgraça. Mas é grande a lista de jogadores que prosseguiram bem em seus clubes e passaram a ser ignorados, como o goleiro Diego Alves, o lateral Marcelo, o volante Hernanes e o meia Diego.
Sem falar de Ronaldinho, que na época da Olimpíada nem jogava por clube e hoje, depois de uma temporada de recuperação pelo Milan, foi esquecido para o Mundial.
Ao menos com Marcelo, um dos melhores do Real Madrid na última temporada europeia, existe, sim, restrição de Dunga. Nos dias seguintes à Olimpíada, o técnico disse que o lateral esquerdo dava sinais de deslumbramento e que não tinha humildade para estar na sua equipe.
O grupo da Olimpíada também não recebeu o mesmo tratamento dado a Doni, que, segundo Dunga, merece estar na Copa por ter brigado com a Roma para jogar um amistoso pela seleção.
Para disputar os Jogos de Pequim, o lateral direito Rafinha precisou peitar o seu clube, o Schalke 04, que exigiu sua apresentação na Alemanha. Pela seleção, ficou na China e recebeu multa diária de mais de R$ 50 mil pela ausência. Depois, nunca mais foi convocado por Dunga.
Após furar o bloqueio aos olímpicos, Ramires afirma que tem a oportunidade de ganhar uma vaga como titular. "Tem que procurar treinar, estar bem." (EDUARDO ARRUDA, MARTÍN FERNANDEZ, PAULO COBOS E SÉRGIO RANGEL)


Texto Anterior: Maradona é mais tolerante, e Bielsa, menos
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.