São Paulo, segunda-feira, 14 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INDY
Hélio de Castro Neves vence a segunda prova na temporada, Gil de Ferran termina em 2º e Christian Fittipaldi, em 3º
Mid-Ohio tem pódio apenas de brasileiros

DA REPORTAGEM LOCAL

O brasileiro Hélio de Castro Neves, da Penske, venceu ontem as 200 Milhas de Mid-Ohio, 13ª etapa da Indy, e conquistou sua segunda vitória na carreira, segunda também na atual temporada -a primeira havia ocorrido no GP de Detroit, em junho.
Além de Castro Neves, outros dois brasileiros completaram o pódio no circuito misto de Lexington, nos EUA. Gil de Ferran, também da Penske, foi o segundo colocado, e Christian Fittipaldi, da Newman-Haas, o terceiro.
Esta foi a segunda vez no ano que três pilotos brasileiros terminam uma prova nas três primeiras posições. A primeira aconteceu há pouco mais de um mês, no GP de Portland, oitava etapa do Mundial. Na ocasião, Ferran foi o primeiro, seguido por Roberto Moreno -que ontem terminou apenas na 11ª colocação- e Christian Fittipaldi.
Castro Neves, que ontem levou a Honda à sua 50ª vitória na categoria e a Penske à quarta conquista em 2000, tornou-se o segundo brasileiro a vencer mais de uma prova nesta temporada -Gil de Ferran já havia vencido duas vezes. Além dos dois, Cristiano da Matta e Roberto Moreno também já venceram um GP cada um.
Esta foi a sexta vitória brasileira neste ano, marca que supera os cinco triunfos de Emerson Fittipaldi na temporada de 89, quando o brasileiro ficou com o título.
Dos 25 pilotos que começaram a prova de ontem, apenas 14 completaram a corrida. Ferran, que saiu na pole, largou bem e manteve-se na liderança até a primeira rodada de pit stops.
Aproveitando que seu companheiro de equipe parou primeiro nos boxes, Castro Neves ficou na pista e fez uma ótima volta -conseguiu ganhar 4s. Parou na volta seguinte e, como sua troca foi 1,1s mais rápida do que a de Ferran, assumiu a ponta, de onde não saiu mais até completar as 83 voltas da prova.
Fora os três brasileiros que terminaram no pódio, o melhor representante do país no GP foi Moreno, com o 11º lugar. Tony Kanaan, da Mo Nunn, envolveu-se em um acidente no final da prova com o canadense Paul Tracy, da Green, e chegou na 13ª posição.
Cristiano da Matta, da PPI, que há duas semanas venceu o GP de Chicago, não completou a prova.
Mauricio Gugelmin, Tarso Marques, Gualter Salles e Luiz Garcia Jr. também não chegaram ao final do GP de ontem.
Juan Pablo Montoya (Ganassi), atual campeão da Indy e que correrá na F-1 em 2001, teve problemas em seu carro e abandonou.
O norte-americano Michael Andretti, companheiro de Christian Fittipaldi na Newman-Haas e líder da temporada, teve problemas e terminou a corrida na oitava posição. Faltando sete provas para o final da temporada, Andretti agora soma 125 pontos.
Roberto Moreno, da Patrick, que já chegou a liderar a classificação do Mundial, caiu para a terceira posição na tabela, com 100 pontos. Com o resultado de ontem, Ferran assumiu o segundo lugar e tem 106 pontos.
Castro Neves, que além dos 20 pontos pela vitória ainda ganhou um ponto por liderar mais voltas, é o sexto, com 77 pontos.
A próxima etapa acontece domingo que vem, no circuito misto de Road America -o mais longo da categoria, com 6,4 quilômetros-, com as 200 Milhas de Elkhart Lake, em Wisconsin.



Texto Anterior: Tênis: Kuerten conhece hoje rival em Indianápolis
Próximo Texto: Piloto quase perde GP por causa de virose
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.