São Paulo, sábado, 14 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Brasileiro registra melhor desempenho da temporada na Bahia e pega Ramon Delgado (PAR) por um lugar na final

Guga atinge primeira semifinal em 2002

FERNANDO ITOKAZU
ENVIADO ESPECIAL A COSTA DO SAUÍPE

Gustavo Kuerten, 26, disputa hoje no Torneio da Costa do Sauípe, por volta das 13h15, uma partida semifinal pela primeira vez nesta temporada.
A vaga entre os quatro melhores do torneio veio ontem com a vitória sobre o argentino Gastón Etlis por 2 sets a 0 (7/6 e 6/ 1), em uma hora e 16 minutos de partida.
"Preciso curtir a boa fase. Estou sentindo que ainda vou longe", disse Guga, que hoje enfrenta o paraguaio Ramon Delgado.
Até então, a melhor campanha do brasileiro na temporada havia sido as quartas-de-final em três torneios durante o ano.
Antes do início dos jogos na Bahia, Kuerten já havia afirmado que a disputa era uma de suas prioridades nesta temporada.
No ano passado, Guga vinha de uma sequência de seis competições nas últimas sete semanas.
Em sua estréia no circuito principal da ATP em seu país, já que a disputa na Bahia em 2001 marcou a volta do Brasil como sede de um torneio masculino de primeira linha após uma ausência de oito anos, Kuerten acabou batido pelo compatriota Flávio Saretta.
A derrota foi a segunda de cinco consecutivas, a pior sequência negativa da carreira do brasileiro, que já sentia dores no quadril.
A partida de ontem começou difícil, como Guga havia previsto.
No primeiro set, não houve quebra de serviço. O brasileiro desperdiçou a única oportunidade que teve no oitavo game.
No tie-break, o equilíbrio se repetiu até o 2 a 2. Guga conseguiu então quatro pontos na sequência. Etlis reagiu e ganhou três jogadas seguidas, mas o brasileiro fechou o desempate em 7/5.
O segundo set foi totalmente diferente. Guga começou sacando e logo marcou 5 a 0. O argentino ainda conseguiu confirmar um serviço antes que Kuerten sacasse para fechar o set em 6/1.
Com a campanha na Bahia, Guga deve terminar 2002 tendo obtido seu melhor resultado em quadra dura. Desde que iniciou a carreira, Kuerten sempre registrou seu melhor aproveitamento no saibro, superfície na qual conseguiu 13 de seus 16 títulos.
Até aqui, a temporada registra porcentagens muito próximas. Na terra batida, o brasileiro ostenta dez vitórias em 16 jogos (62,5% de aproveitamento). Em quadra dura, são oito triunfos em 13 partidas (61,5%).
O tenista divulgou seu calendário só até a repescagem da Copa Davis, no próximo fim de semana -ele deixou aberta a atuação nos Masters Series que restam no ano (Madri e Paris).


NA TV - Torneio da Costa do Sauípe, Sportv, a partir das 11h



Texto Anterior: Tite teme velocidade de ataque rival
Próximo Texto: Vitória com Sá resulta em nova jornada dupla
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.