São Paulo, quinta-feira, 14 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem sustos, Brasil reage e supera a Coréia do Sul

Time feminino de basquete vence de novo e garante vaga na 2ª fase do Mundial

Após bater asiáticas por 20 pontos, seleção decide hoje 1º lugar no Grupo A contra a equipe espanhola, que caiu ontem diante da Argentina
ADALBERTO LEISTER FILHO
EDGARD ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

A seleção feminina se recuperou ontem do quase fiasco da estréia no Mundial feminino de basquete. A equipe bateu a Coréia do Sul, por 106 a 86, no ginásio do Ibirapuera e garantiu vaga na 2ª fase do torneio. Hoje, às 15h15, fecha participação no Grupo A contra a Espanha.
Ao contrário da estréia, quando quase foram surpreendidas pela Argentina, as brasileiras dominaram desde o início. Mesmo com falhas na defesa -não conteve os tiros de três pontos das asiáticas-, o Brasil se distanciou no placar no segundo quarto, abrindo 36 a 26.
Foi quando Antonio Carlos Barbosa trocou as mais efetivas do ataque: Helen, Iziane e Alessandra. Com as mudanças, a Coréia encostou: 38 a 34.
No segundo tempo, o treinador recolocou o time titular, e o Brasil retomou o controle do jogo. Ao final do terceiro período, a vantagem era de 20 pontos (80 a 60), diferença mantida até o fim do jogo. "Fizemos uma reunião entre as jogadoras para discutir os erros e mudar de atitude. O resultado apareceu na quadra", disse Iziane.
Com duas vitórias, o Brasil decide o primeiro lugar da chave hoje, contra a Espanha. A Argentina está interessada nesse resultado. "Se a Espanha vencer, podemos ficar com o primeiro lugar do grupo", disse o técnico Eduardo Pinto, da seleção albiceleste, que bateu ontem as espanholas por 77 a 64.
As argentinas vingaram o time masculino, eliminado do Mundial do Japão pela Espanha. Ao contrário de Manu Ginóbili e companhia, suas compatriotas são semi-amadoras.
Ontem, Amaya Valdemoro, maior estrela espanhola, ficou pouco mais de três minutos na quadra. Abalada, voltou ao banco, queixando-se de dores na panturrilha direita. É dúvida para o confronto com o Brasil.
"A pressão aumentou. Mas temos que administrar e esquecer o que houve hoje [ontem]", disse a ala-armadora Laia Palau. Para Helen, haverá um duelo de prioridades. "A Espanha precisa se reabilitar. Mas, mais do que isso, nós queremos o primeiro lugar do grupo."


BRASIL: Helen (19 pontos), Iziane (21), Janeth (12), Êga (8), Alessandra (20), Adrianinha (3); Karen (0), Micaela (5), Sílvia (7), Cíntia Tuiú (3), Kelly (8); CORÉIA: Lee Kyung-eun (10), Beon Yeon-ha (25), Hong Hyun-hee (5), Kim Jung-eun (15), Kang Ji-sook (0); Kang Young-suk (3), Choi Youn-ha (3), Kim Eun-hye (0), Park Sun-young (0), Sin Jung-ja (11), Kim Kwe-ryong (14)

NA TV - Brasil x Espanha
Globo, ESPN Brasil e Sportv, ao vivo, às 15h15



Texto Anterior: Hungria: Puskas, 79, está internado em UTI
Próximo Texto: Lituânia: Seleção, enfim, estréia, e bem
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.