São Paulo, segunda-feira, 14 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A GERAÇÃO DE OURO-2002

NAS TRÊS

Maurício e Giovane, autor dos dois últimos pontos do jogo de ontem, são os brasileiros que conquistaram os títulos das três mais importantes competições do vôlei -Olimpíada, Liga Mundial e Mundial.

DESDE PEQUENO

O capitão Nalbert, maior pontuador da final, ganhou ontem seu terceiro título mundial. Primeiro, em 1991, ele foi campeão mundial infanto-juvenil. Depois, em 1993, ganhou o ouro no Mundial juvenil.

MAIS VELHO

O técnico Bernardinho, que contra os russos novamente gritou muito, ganha o Mundial com 43 anos. Na prata de 1982, Bebeto de Freitas, o então treinador da seleção brasileira, tinha apenas 32.

CONTRA TODOS

Para ganhar o título, os brasileiros tiveram que enfrentar quatro dos seis ex-campeões -Itália, EUA, Rússia, que ficou com o "espólio" da URSS, e República Tcheca (idem em relação à Tchecoslováquia).

MAIS ALTO

O grupo campeão mundial é mais alto que a "geração de prata". A média de altura do Brasil atual é de 1,95 m. Em 1982, o time nacional tinha uma estatura média três centímetros menor.

DIÁSPORA

Após a conquista do Mundial da Argentina, seis dos jogadores brasileiros irão jogar no exterior. Nenhum dos 12 integrantes do selecionado vice-campeão em 1982 jogava fora do país na época.


Texto Anterior: Veteranos são maiores vitoriosos
Próximo Texto: Vôlei: Com reservas na quadra, time melhora e define jogo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.