São Paulo, sábado, 14 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OLIMPÍADA

COI quer retirar punidos por doping para sempre de Jogos

ADALBERTO LEISTER FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Comitê Olímpico Internacional estuda banir da Olimpíada todo atleta punido por doping. Mais: países que não assinarem a convenção antidoping da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) seriam impedidos de organizá-la.
Segundo o diário inglês "Sunday Times", a proposta será analisada pelo Comitê Executivo nos próximos meses. Se aprovada, valerá para os Jogos de Londres-2012.
Alguns países, como a Inglaterra, vetam de seu time olímpico quem já foi suspenso por doping. O rigor é criticado até por atletas de reputação ilibada, como Paula Radcliffe. Recentemente, a recordista mundial da maratona saiu em defesa da velocista Christine Ohuruogu, suspensa após faltar a três testes fora de competição.
O COI estaria preocupado com os contínuos escândalos que atingiram alguns de seus principais filiados nos últimos meses, inclusive a China, sede da Olimpíada-2008.
Em agosto, foi descoberto uso sistemático de drogas ilegais na escola de atletismo da Província de Liaoning, conhecida por revelar alguns dos maiores talentos do país.
A Iaaf apóia maior rigor. A entidade que comanda o atletismo defende a volta de penas de quatro anos para a primeira infração de doping.
A Agência Mundial Antidoping elogiou. "Qualquer medida para deter os fraudadores é positiva", disse Frédéric Donzé, diretor de comunicações da Wada.


Texto Anterior: Jogos da Lusofonia: Brasil aplica goleada recorde no Timor Leste
Próximo Texto: Basquete: CBB diz que paga seleções até novembro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.